Monday, July 04, 2011







PERFIL


MÁRIO GOMES

O personagem Luca, da novela “Vereda Tropical”, é um dos tipos mais parecidos com os que vemos por aí, em nossa cidade, em nosso bairro e no círculo de nossas amizades. Jogador de futebol profissional de um time pequeno, de divisões inferiores, aspira ao estrelato, vestindo a camisa de algum clube grande, como o Santos, o São Paulo ou o Vasco da Gamas do Rio. Desbocado, meio moleque e brigão, sabe ser solidário e leal nas horas certas. Esse extraordinário tipo humano está sendo passado para o público por um ator de uma nova safra: Mário Gomes.
Ele começou a carreira fazendo comerciais e desfilando como modelo. Graças a isso, ganhou uma oportunidade na TV Excelsior, na novela “Mansão dos Vampiros”. Findo este trabalho, estreou no teatro, com a pela “O Peru”. O sucesso dessa primeira experiência valeu-lhe um papel em “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”, em razão da qual ganhou o prêmio de Ator Revelação Governador do Estado.
Estranhamente, depois disso, passou por uma grande crise existencial e resolveu largar a carreira artística, indo morar em Búzios, no Estado do Rio. Mas o isolamento duraria pouco. A Globo iria buscá-lo seis meses depois, para viver o Berto Leal, na novela “Gabriela”.
Daí em diante, não parou mais. Foi sucesso em cima de sucesso. Atuou em: “Duas Vidas”, “Plumas e Paetês”, “Jogo da Vida”, “Sol de Verão”, “Guerra dos Sexos” e atualmente está na “Vereda Tropical”.
No cinema, fez poucas incursões. Mesmo assim, tem três excelentes filmes rodados, ou seja, “O Cortiço”, “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá” (baseado na peça teatral de mesmo nome) e “Beijo na Boca”. Mas sua curtição, mesmo, é “Vereda Tropical”, onde além de representar um dos papéis centrais, ainda compôs um dos temas (o de seu personagem) o qual também interpreta. Mário Gomes, portanto, é um pouco parecido com o Luca: irreverente, gozador, mas extremamente autêntico.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 26, TV, do Correio Popular, em 29 de novembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: