Tuesday, July 05, 2011







Por dentro da TV



PROGRAMAS DA TV CULTURA NA FRANÇA

A televisão brasileira ficará um pouco mais conhecida dos franceses, com a realização, na segunda quinzena do próximo mês, em Paris, da "Primeira Semana da TV do Brasil". Na oportunidade, serão mostrados diversos tipos de programa de nossas emissoras, é claro, de olho no mercado de vídeo francês. A RTC Cultura será representada por duas produções que mostram manifestações culturais de massa de nosso povo, ou seja, o amor pelo futebol e pela nossa música caipira. Para tanto, vai mandar a Paris o documentário "Corinthians, Corinthians", produzido e dirigido por Júlio Lerner e "Viola, Minha Viola", com produção de José Rodolfo Gaspar. O primeiro revela como trabalha um jogador de futebol, encarado nesse filme como um autêntico operário. O "Viola, Minha Viola" tem uma particularidade a mais para os parisienses. Será apresentado em francês, por Inezita Barroso, o que certamente fará com que desperte muito mais atenção do que se fosse na nossa língua. É claro que a moda de viola vai ser cantada no mais legítimo "caipirês". Já imaginaram Milionário e José Rico cantando em francês, com biquinho e tudo?

CABEÇA INCHADA

Nuno Leal Maia deve estar, hoje, de cabeça inchada. É que ele é um corintiano apaixonado e estava certo de que o "Timão" iria triturar o Santos e conquistar o tricampeonato paulista. Mesmo com os colegas advertindo para o perigo que representava o oportunismo do centroavante Serginho e a barreira intransponível do uruguaio Rodolfo Rodrigues, Nuno confiava tanto na vitória e no título, que estava desafiando a "cariocada" para apostas. Já imaginaram se a turma topasse, o prejuízo que ele teria que arcar hoje? Além da cabeça inchada, estaria com o seu saldo bancário razoavelmente desfalcado. É como diz o ditado: "Um dia é do pescador, mas o outro é da pesca".

NOVA NOVELA

A Globo já está pensando na novela que vai substituir "Vereda Tropical", no horário das 19 horas. A história ficará a cargo da dupla Lauro César Muniz e Daniel Más. O elenco deverá estar definido provavelmente até o final desta semana, mas tem-se como certas as participações de Ney Latorraca e de Francisco Cuoco, nos principais papéis. Mantendo a tradição do horário, a emissora promete coisa muito boa para substituir a excelente "Vereda Tropical".

CORTEZ BRONQUEADO

Raul Cortez está bronqueadíssimo com o final da novela "Partido Alto". Segundo ele, houve interferência da censura, fazendo com que a história terminasse tão vazia e sem imaginação. A bronca maior, sem dúvida, foi com relação ao destino dado ao seu personagem, o banqueiro de jogo do bicho, Célio Cruz. E com razão...

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 23 do Correio Popular em 4 de dezembro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: