Friday, April 22, 2011







VÍDEO-HISTÓRIA


MUNDO CÃO

Os programas do tipo "mundo cão", atualmente sem nenhum espaço na TV, tiveram seus momentos de ouro na década de 60 (embora alguns tivessem sido revividos ainda recentemente). Alguns canais tinham mis de um e havia grande competição pela audiência. Nessa corrida maluca pela atenção do telespectador, nem mesmo a Rede Globo, hoje famosa pelo seu padrão de qualidade, escapou. Aliás, a emissora era a que tinha mais programas do gênero.

Jacinto Figueira Júnior, por exemplo, comandava o seu "Homem de Sapato Branco", produzido por Mário Fanucchi. Ainda na Globo, Raul Longras apresentava o "SOS Amor", nas noites de terça-feira. A moda, durante certo tempo, foi a promoção de casamentos pelo vídeo.

Sílvio Santos, em São Paulo, e Raul Longras, no Rio, comandavam o campeoníssimo de audiência, "Casamento pela TV" e ambos foram os responsáveis por 51 matrimônios, alguns bastante infelizes, até setembro de 1968.

Um deles, apenas para exemplificar, não chegou a passar da lua de mel. É que a mulher, logo após o retorno da viagem de núpcias, resolveu abandonar o marido sem nenhuma explicação. E, o que é o pior, fez uma limpeza em regra na casa onde iriam morar, não deixando nem mesmo os móveis. Só ficaram as paredes. Coisas da TV.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 23 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: