Friday, April 29, 2011







PERFIL


FRANCISCO CUOCO


Quem não se lembra de novelas como “Redenção”, “Sétimo Sentido”, “Sangue do meu sangue”, “Eu prometo” ou “Selva de Pedra”? Todos se lembram, não é mesmo? E elogiam a grande atuação de Francisco Cuoco. Pois bem, esse ator, antes de entrar para a vida artística, era feirante.
Começou, como a maioria dos grandes astros, pelos palcos, em 1957, portanto, há 27 anos, com a peça “A Madona de Efeso”, seguida de outros trabalhos de menor repercussão. Seu talento foi realmente notado depois de contracenar com nomes já consagrados de então, como Fernanda Montenegro, Sérgio Brito, Carminha Brandão e Ítalo Rossi. Daí para a TV, foi só um pulo. Seu primeiro trabalho em televisão foi integrando o cast do “Grande Teatro Tupi”, autêntica escola prática para atores.
A primeira novela, também na extinta emissora do Sumaré, foi “A morta sem espelho”. A seguir, transferiu-se para a TV Record, onde atuou em “Renúncia” e “Branzo”. Suas performances no canal 7 levaram-no à Excelsior, que estava montando um dos maiores elencos de novelas do País. Foi lá que obteve a consagração definitiva, com seu trabalho em “Redenção”. No saudoso canal 9, fez, ainda, as seguintes novelas: “Marcado para o amor”, “Ainda resta uma esperança”, “Legião dos esquecidos” e “Sangue do meu sangue”.
Na Globo, conseguimos nos lembrar de onze grandes sucessos (alguns devem Ter fugido da memória). São, pela ordem: “Assim na terra como no céu”, “O cafona”, “Selva de pedra”, “O semideus”, “Cuca legal”, “Pecado capital”, “Duas vidas”, “O astro”, “Os gigantes”, “Sétimo sentido” e “Eu prometo”. Por tudo isso, não é nenhum exagero afirmar que a história da novela em TV está intimamente associada à trajetória artística deste extraordinário ator, chamado Francisco Cuoco.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, TV, do Correio Popular, em 16 de agosto de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: