Monday, April 04, 2011



Vídeo história



JOVEM GUARDA


Após terem vivido o seu auge em 1966, os musicais na televisão começavam a sofrer relativo declínio em 1968, cansando o público telespectador, que pedia constantemente mudanças em seu esquema de apresentação ou, até mesmo, a sua supressão. E nesse processo, nem mesmo o célebre "Jovem Guarda", comandado por Roberto Carlos, escapou. Em janeiro de 1968, o programa era retirado do ar aos domingos e o "rei" ganhava um novo horário, dessa vez noturno, na TV Record.

Entretanto, o público jovem parece não ter gostado, pelo menos no primeiro instante, não tanto da mudança de horário, mas sim da imagem de Roberto, de "rei do iê-iê-iê" para a de campeão do Festival de San Remo. E em agosto de 1968, a "RC à Noite" deixava, também, melancolicamente, de ser apresentado, após os índices de audiência terem despencado vertiginosamente.

Mas a Record iria tornar a insistir com Roberto Carlos, um mês após. Seu programa domingueiro, embora com outro nome, retornaria, com o mesmo esquema de apresentação, lotando o teatro onde era apresentado, a mesma equipe de produção comandada por Carlos Manga e as mesmas frases de efeito do "Jovem Guarda". Entretanto, o "Todos os Jovens do Mundo" ficou muito distante do sucesso do anterior, marcando o início do declínio dos musicais de TV, que apenas voltariam a ter ligeiras e episódicas recuperações na atual década.


(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 23 do Correio Popular em 4 de dezembro de 1984)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: