Friday, April 15, 2011



Boca quente


ERROS DE PORTUGUÊS


A quantidade de erros de Português registrada ultimamente na televisão é qualquer coisa de arrepiar os cabelos. Isso se deve, provavelmente, a falhas de redatores que, na pressa da produção dos textos, se esquecem das regrinhas mais elementares que regem nosso idioma.

Num único dia, e apenas na Rede Globo, anotamos na programação da emissora dois erros gramaticais de fazer até estátua corar. O primeiro foi durante o Jornal da Globo, quando o locutor, lendo uma determinada notícia, perpetrou esta preciosidade: “Se adver qualquer problema”, etc...

Claro que o escorregão pode Ter sido mera incorreção de pronúncia. Mas muita gente notou. Pois bem, mas a falha na novela “Partido Alto”, a Segunda grande do dia, não tem condições de ser atribuída a isso. Foi quando a personagem Celina (Glória Pires), lia uma carta, que continha essa “jóia” de construção: “Se ele dizer a verdade etc”. Dizer? Ou disser? Aqui, temos certeza, o erro não foi de pronúncia. Vamos caprichar nesse Português, gente! Linguagem popular não equivale a linguagem eivada de erros gramaticais.

Há, aliás, um certo comercial de dentifrício que comete erro muito mais aberrante, repetindo a expressão: “É eles”. É o fim da picada!!!


(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 14 de novembro de 1984).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: