Thursday, April 09, 2009

Espelho do narcisismo


Pedro J. Bondaczuk

A vaidade é uma característica inerente ao ser humano. Todos nós a temos, consciente ou inconsciente, posto que em intensidades variáveis. Alguns, levam-na a extremos (com ou sem razão). Outros, aparentam não serem nem um pouco vaidosos, contudo, ficariam surpresos se vasculhassem seu íntimo e trouxessem à tona o que não revelam a ninguém. Na devida proporção, já escrevi certa feita, a vaidade sequer chega a se constituir em defeito. O problema (como em tudo na vida) está no exagero. E este é muito mais comum do que se pensa.
No duro, no duro, somos mais do que meramente vaidosos em relação à nossa aparência, nossas virtudes, nossas obras e nossas conquistas. Somos, em certa medida, narcisistas. Não nos cansamos de admirar nossa figura no espelho da mente e nos apaixonamos por ela. Alguns, levam a paixão a extremos. Outros, aparentam não serem nem um pouco narcisistas, mas ficariam surpresos se vasculhassem o seu íntimo e trouxessem à tona o que não revelam a ninguém. Esta oração é semelhante a outra, mais acima, mas foi repetida não por engano, mas de propósito. Afinal, da vaidade saudável para o narcisismo insano basta um simples passo.
Todos nós, sem exceção, bem no fundo do subconsciente, nos julgamos os mais belos (mesmo que sejamos mais feios do que a mãe da peste e rivalizemos, em feiúra, com Frankenstein ou com Quasimodo), mais sábios (embora sejamos mais tapados que as toupeiras) e mais virtuosos (a despeito de termos mais vícios que Nero e Messalina juntos) do mundo.
Muitos, a esta altura, estarão reagindo à minha afirmação de modos bastante diferentes. Alguns se limitarão a dizer, a si mesmos: “não sou assim”. No íntimo, porém, terão plena convicção de que de fato são. Outros, torcerão o nariz e afirmarão, com empáfia e arrogância: “este sujeito é uma besta! Só escreve bobagens” (referindo-se a mim, claro). São aqueles aos quais a carapuça serve direitinho, sem necessitar do mínimo ajuste. Raros admitirão que tenho razão.
Há narcisismo e narcisismo. Ou seja, essa paixão incontrolável por si mesmo varia de intensidade e de formas de manifestação. Até os que parecem mais despojados e com baixa (ou aparentemente nula) auto-estima, são, no fundo, no fundo, narcisistas. Aliás, estes o são, via de regra, em grau superlativo. Levam seu narcisismo ao paroxismo. Apenas manifestam-no de forma negativa, como disfarce, todavia.
Algumas pessoas de real valor, que tiveram acesso às melhores universidades e receberam todos os tipos de oportunidades na vida (que a maioria jamais pôde, sequer, sonhar), se omitem da responsabilidade de darem sua retribuição e contribuírem, assim, para construir um mundo melhor, sob pretextos esdrúxulos e covardes.
A maioria lesa, com isso, a sociedade, que lhes proporcionou meios para que estudassem, já que se forma, salvo raras exceções, em escolas superiores públicas, ou seja, sustentadas por impostos cobrados, indiferentemente, de pobres (que, proporcionalmente, pagam mais) e ricos.
Há quem prefira, após a diplomação, vender cachorro-quente nas ruas de Nova York, do que ser médico, advogado, engenheiro, professor etc. no país que lhe proporcionou esses meios de ascensão. O interessante é que, quem age assim, se utiliza de razões públicas para tentar justificar emoções privadas. São, contudo, omissos, com todas as letras, meros parasitas que vivem às custas alheias, irremissíveis narcisistas.
Afirmam que é impossível melhorar o mundo e que os que acreditam no poder da vontade humana para o sucesso dessa tarefa, são alienados, malucos, meros idealistas, tentando dar sentido pejorativo a essa nobre palavra.
Apregoam, aos quatro ventos, como se sua afirmação fosse um dogma e que contrariá-lo, portanto, se constitui em suprema heresia, que por mais que se esforce, o homem não passa mesmo de animal, subjugado a irresistíveis instintos como o sexo, a agressividade, a cobiça e vai por aí afora.
Argumentam que quem manda de fato no mundo é o “mercado”, alçado quase à categoria de uma divindade, onipotente e onipresente (no que não deixam de ter razão). Que a violência jamais poderá ser sequer contida, quanto mais eliminada. Que as drogas vieram para ficar, dada a fragilidade psicológica de quem recorre a esse meio de fuga da realidade. Que a vida, por ser única, é para ser gozada e “quem pode mais chora menos”.
São, na verdade, narcisistas, que se utilizam do sentimento de impotência como pretexto para a omissão e, principalmente, para justificar seu imenso egoísmo. Sem que se apercebam, fazem, apenas, da pretensa impotência, o mais perfeito espelho que reflete por inteiro e sem omitir o mínimo detalhe seu monumental narcisismo.

No comments: