Sunday, September 23, 2007

Guerra dos sexos - Introdução 7


Pedro J. Bondaczuk



As viúvas da Índia e mortes por dote


Entre as práticas mais arraigadas, historicamente, na Índia, de violência velada, causada pela discriminação à mulher, e negada pelas autoridades, está a da perseguição às viúvas. Em famílias supersticiosas (e estas são em imensa quantidade, num contingente populacional de um bilhão de habitantes, o segundo maior do mundo), a maioria vivendo em estado de absoluta miséria, ignorância e atraso cultural, os parentes dos maridos mortos atribuem a elas os falecimentos em questão, quaisquer que tenham sido as verdadeiras causas.

E, a menos que tenham alguma propriedade em seu nome, o que é muito raro, essas pessoas são tratadas de forma desdenhosa e cruel, na maioria das vezes expulsas da própria casa, tendo, não raro, que mendigar para poder sobreviver. Não são poucas, ressalte-se, as que passam por essa terrível e absurda experiência, tida por parte considerável dos indianos como "coisa normal".

Conforme estatísticas do Banco Mundial, datadas de 1995, 65% das mulheres indianas, maiores de 60 anos, são viúvas. A cifra aumenta para 80% para as maiores de 70. Numa idade, portanto, em que as possibilidades de reiniciar a vida são virtualmente nulas, esse procedimento cruel e desumano equivale, na prática, a uma condenação à morte para essas mulheres.

Até tempos recentes, a expectativa era a de que as viúvas se lançassem nas piras fúnebres onde os corpos dos maridos eram cremados, tradição conhecida como "sati". O costume foi oficialmente proscrito há dezenas de anos, mas se sabe de pelo menos um caso desse tipo ocorrido em 1987. Milhares de outras ocorrências como essa são insinuadas, mas sem comprovação. Sempre que o assunto é levantado, é enfaticamente negado, pois o tema é "tabu" na Índia.

Outro fenômeno de violência contra a mulher na sociedade indiana é o conhecido como "morte por dote". Trata-se de prática bastante comum, em que as jovens indianas casadas, cujos presentes não satisfazem à ganância da família do marido, são assassinadas, em alegados "acidentes de cozinha", ou atormentadas até que venham a cometer suicídio.

As autoridades fazem vistas grossas a esses homicídios, alegando "falta de provas". Claro que os criminosos fazem de tudo para não deixar rastros dos seus crimes. Na maioria dos casos, as coisas são arranjadas de tal maneira, que as mortes são, de fato, atribuídas a infelizes "acidentes".

Subitamente, as recém-casadas, cujos dotes são considerados inferiores àquilo que as famílias dos respectivos maridos acham que deveriam ser, sofrem quedas "acidentais" fatais, ou sérias queimaduras de óleo ou água fervendo, ou fulminantes intoxicações por produtos químicos ou alimentos deteriorados, ou outros "acidentes" de cozinha, dos quais, por mais que tentem, não conseguem escapar.

De acordo com a pesquisadora indiana Usha Nayyar, na Índia, pelo menos 7.300 mulheres foram mortas, apenas no ano de 1995, por seus parentes, por conseguirem dotes inadequados, que são, aliás, oficialmente proibidos. Destes casos, virtualmente nenhum dos criminosos foi punido, contando, portanto, com o beneplácito da polícia, com uma informal, mas autêntica, "licença para matar".

(Texto do meu livro, inédito, "Guerra dos Sexos").

No comments: