Tuesday, August 07, 2007

Polêmico, contraditório e genial - IV


Pedro J. Bondaczuk

(CONTINUAÇÃO)

AULAS DE CHINÊS

Interessante é a carta que Ezra Pound escreveu aos discípulos brasileiros, cujo fac-símile (e a correspondente tradução) está publicado nas páginas 238 e 239 do livro “Poesia” (Editora Hucitec – Universidade de Brasília – 1983). Diz:
“Caros Noigandres: Chegou o tempo em que se eu receber um claro convite oficial de alguma parte, digamos São Paulo, para vir e residir e ensinar, digamos, literatura chinesa, ou qualquer outra literatura, isto poderia possivelmente auxiliar-me a ficar livre do xadrez, isto é, do encarceramento.
Se o seu Ministério da Educação pudesse exprimir um tal desejo, dizendo que não me olhariam como político, para todos os efeitos. Que dada minha natureza, eu necessitaria permanecer num país ao menos dez anos antes de chegar a qualquer conclusão sobre que governo, que partido, que espécie de governo seria ou é mais adequado às circunstâncias e à natureza dos habitantes e que em dez anos eu estaria com 82, e pouco disposto a brincar com fogo. E que o Ministério pensa que a minha presença poderia conduzir à ulterior educação dos De Campos e companhia etc. E ou da vida animal e Ahabitantes de Los Estados Unidos de Brazil, de qualquer modo valeria a pena tentar.
Tudo isso poderia ser sussurrado ao ouvido de seu embaixador ou enviado a mim pelo Ministério da Educação.
Se vocês conhecerem alguém lá, mesmo que não seja Deus Todo Poderoso e o Alto Chefe etc., que pudesse escrever-me e perguntar-me se seria possível e se eu viria e em que condições, suponho que me dariam uma cabana qualquer para habitar.
Não é uma questão de salário elevado, ou mesmo salário. Seja como for, vamos ver o que vocês podem fazer.
Os Cantos, por aparecer no Ministério da Educação, foram o primeiro reconhecimento oficial. A Universidade do México não é Estado, embora possa oferecer uma perspectiva útil a vocês para entendimento com órgãos oficiais e assim por diante. Os melhores votos da estação. Quanto mais belo for o convite, tanto mais útil poderá ser. Os melhores cumprimentos de E.P.”.

(CONTINUA)

No comments: