Wednesday, May 31, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



O ASSUNTO É A SELEÇÃO

Apesar de termos, ainda, duas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A – uma hoje e outra no fim da semana – e uma da Série B, pela frente, todas as atenções da imprensa esportiva, do Brasil e do mundo, já estão, (e estarão, nos próximos cinqüenta dias ou mais) focadas na Copa da Alemanha. Claro que o meu foco, nesse período, também será esse. Considero a Seleção Brasileira favoritíssima ao hexa. É evidente que ninguém é campeão de véspera, ainda mais num torneio de tiro curto, como este, onde uma única jornada infeliz pode implicar em eliminação e no fim do sonho. Contudo, tecnicamente, não vejo uma única seleção que sequer se aproxime do atual estágio dos comandados de Parreira. Não temo Argentina, França, Itália ou Alemanha, citadas, nesta ordem, como as principais rivais do Brasil. Nossa seleção só perde o título para ela mesma. E não creio que isso vá acontecer.

PÊLO EM CASCA DE OVO

Muitos cronistas esportivos, desses que vivem procurando “pêlo em casca de ovo”, criticaram o fato da Seleção Brasileira ter optado por enfrentar, no penúltimo jogo-treino antes da Copa, um sparring tão fraco, quanto o “catado” de Lucerna. Defendiam que, a exemplo da Argentina, da Alemanha ou da França, escolhesse um adversário de peso, que realmente testasse o seu estágio atual. Discordo de quem pensa assim. Para quê expor nossos principais jogadores ao risco de uma contusão, levando em conta que todos conhecem, de sobejo, as virtudes e os defeitos dos comandados de Parreira? Qual a razão de testar um selecionado que ganhou tudo, absolutamente tudo que disputou? Foi campeão das Eliminatórias e, de lambugem, conquistou as copas América e das Confederações. E tudo isso, sem tempo para treinar. O grupo se reunia no aeroporto e já partia para o jogo. E ganhou tudo!

O QUE VALEU

O que valeu, na goleada de ontem, da Seleção Brasileira, sobre um combinado de Lucerna, por 8 a 0, não foi, evidentemente, o placar. Este foi irrelevante. Valeu o desempenho técnico dos jogadores. Foram pouquíssimos, por exemplo, os erros de passe. É verdade que a defesa ainda claudicou, mas este susto vai nos assombrar a Copa inteira. Outra coisa que ficou evidente foi a alegria de jogar dos atletas. Foi o empenho dos jogadores, mesmo se tratando de mero treino. Foi o entendimento entre as principais peças, principalmente do meio de campo para a frente. Foi ver um Ronaldo Fenômeno motivado e com aquela pontaria que o consagrou em dia. O resultado não teve a mínima importância. Foi 8 a 0, como poderia ser 10, 11, 12 ou os mesmos 13 que a Seleção sapecou nos juniores do Fluminense, no domingo, em Wegis.

“GORDURA” DO FENÔMENO

Continua a polêmica (tola) sobre se Ronaldo, o “Fenômeno”, está ou não gordo. Bobagem. Ou melhor, falta de assunto. Tenho certeza que no dia 13 de junho, quando o Brasil estrear contra a Croácia, em Berlim, nosso goleador estará no peso ideal, pronto para o que der e vier. E mesmo que esteja, digamos, um tanto “rechonchudo”, é o Ronaldo! Dispensa justificativas e apresentações. Não é por acaso que ostenta o status de “fenomenal”. Na goleada de ontem, diante do combinado de Lucerna, fez um gol como nos velhos tempos de Barcelona, numa arrancada espetacular, a partir do nosso meio campo até quase a pequena área adversária. O zagueirão suíço está com a língua de fora, procurando o Fenômeno até agora. Como eu gostaria de ter um centro-avante “gordo” como este no ataque da Ponte Preta!!! Ora, ora, ora, seus críticos azedos, por favor, vão pentear macaco!

META FURADA

O empate de ontem, no Brinco de Ouro, por 0 a 0, com o Atlético Mineiro, pôs por terra a meta do técnico Waguinho Dias, do Guarani, de terminar esta fase do Campeonato Brasileiro da Série B entre os quatro primeiros colocados. Agora isso se tornou, matematicamente, impossível. O quarto colocado, Coritiba, já tem quinze pontos, enquanto o Bugre, se vencer a Lusa no sábado, pode chegar, no máximo, a 14. Mais uma vez, o time mostrou as mesmas deficiências de sempre. Ou seja, um meio de campo sem criatividade, laterais tímidos e que não sabem o que fazer com a bola e um ataque que cisca, cisca, mas tem uma dificuldade monumental de empurrar a bola para o gol.

EXPECTATIVA REALISTA

Não espero grande coisa da Ponte Preta, no jogo desta noite, na fria Caxias do Sul (agora à tarde a temperatura está nos 11ºC), frente ao instável Juventude. Se a defesa não tomar nenhum gol, mesmo que o ataque também não o faça, já me darei por satisfeito. A zagueirada da Macaca tem proporcionado “emoções fortes” (negativas, claro) à torcida. Entre outras burradas, já fez quatro gols contra as próprias redes, para a alegria dos adversários. A expectativa maior fica por conta da volta de Carlinhos, após a delicada cirurgia que sofreu no coração. E, claro, pelo retorno de Luís Mário, que atravessa uma fase péssima e está devendo muito futebol à torcida. Embora em termos de classificação um simples ponto não represente muita coisa, se ele vier, será importante, para elevar o moral do time.

RESPINGOS...

· E a Portuguesa, hein?! Depois do rebaixamento para a Série A-2 do Campeonato Paulista, não conseguiu se recuperar, e segue ladeira abaixo. Ontem tomou uma sapatada de 6 a 2, do Paysandu, em pleno Canindé. Se não se cuidar, vai para a Série C, com certeza!
· A juizada anda cometendo infinitas bobagens também na Série B do Campeonato Brasileiro. O pênalti marcado ontem, em Florianópolis, em favor do Avaí, contra o Santo André, foi um escândalo. Além de ter sido bola na mão e não mão na bola do zagueiro andreense, este estava, nitidamente, fora da área.
· A rodada de ontem, da Série B do Campeonato Brasileiro, foi péssima para os times paulistas. Só o Marília conseguiu um resultado razoável, ao empatar com o Sport, em pleno Recife. Os demais...
· Incrível o gol que o goleiro colombiano, Luiz Martinez, marcou, ontem, no amistoso em que a Colômbia derrotou a Polônia, por 2 a 1. Ao devolver a bola, após fazer uma defesa, deu um chutão para a frente. E o que aconteceu? Isso mesmo, o goleirão polonês estava adiantado e a bola encobriu-o e foi direto para o seu gol.
· O volante Mineiro, ex-Ponte Preta e ex-Guarani, atualmente no São Paulo, ganhou na loteria! Vai disputar sua primeira Copa do Mundo, na vaga de Edmilson, que foi cortado hoje, por causa de uma contusão no joelho. Esse merece!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: