Sunday, May 28, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



O BIS DA HUMILHAÇÃO

A manchete do Correio Popular deste domingo diz bem o que foi a tragédia futebolística de ontem à noite, no Moisés Lucarelli: “Ponte é humilhada no Majestoso”. E põe humilhação nisso. Aliás, a de ontem foi até pior do que a sofrida no meio da semana, no Mineirão, quando a Macaca foi goleada pelo Cruzeiro, por 5 a 1. Contra o Paraná Clube, além de sofrer o mesmo número de gols de quarta-feira, houve a agravante da chinelada ter ocorrido em casa, diante da sua humilhada, irritada e (compreensivelmente) impaciente torcida (inclusive, ou principalmente, eu). A diferença é que ontem o ataque pontepretano fez a sua parte, foi mais efetivo e fez dois gols. Aliás, há tempos que o foco das críticas ao time da Ponte Preta é errado. Sempre se criticou os atacantes, pelas más performances do time, quando este, bem ou mal, sempre funcionou. Raros foram os jogos, quer nos campeonatos brasileiros, quer nos paulistas, em que a Macaca deixou de fazer gols. O grande problema, há já três anos, é o setor defensivo, e ninguém vê isso. Bastaram oito rodadas, por exemplo, para que a nossa defesa se constituísse na pior do campeonato. Valha-me Deus! Assim não dá.

VOLTA À ROTINA

Retiro o que escrevi sobre o Guarani, após a vitória de terça-feira, no Brinco de Ouro, diante do Paulista de Jundiaí, por 3 a 1. Cheguei a achar, na oportunidade, que o atual grupo do Bugre era competitivo e poderia aspirar o acesso à elite do futebol brasileiro. Não pode! Leve-se em conta que o Galo do Japi atravessa péssima fase técnica e administrativa, com salários atrasados e o conseqüente descontentamento do plantel, que faz, até, uma “greve de silêncio”, se recusando a falar com a imprensa. Tanto isso é verdade, que na sexta-feira o Paulista perdeu em casa, para o Avaí, que não é nenhum supertime, por 1 a 0. Portanto, aquela vitória do Guarani foi “mentirosa”. Ontem, diante do limitado Marília, o time mostrou sua real fragilidade. Andou em campo, jogou uma partida sofrível e tem que se dar por satisfeito por perder por apenas um gol. Aliás, se bobear...Os bugrinos já viram esse filme, não é mesmo?

SURPRESA POSITIVA

A torcida da Ponte Preta teve pelo menos uma surpresa positiva, em meio a tantas decepções, no jogo de ontem, quando o time deu um macrovexame e foi goleado pelo Paraná, em pleno Majestoso, por 5 a 2. Refiro-me à atuação do meia atacante Tuto, criticado, execrado e ridicularizado quer pela imprensa, quer pelos torcedores, desde que chegou ao Moisés Lucarelli. Sem nenhum exagero, ele foi, no jogo de ontem, o melhor jogador da Macaca em campo. Além de um belo gol, fez a assistência para o segundo, marcado por Almir, correu, lutou, marcou, desarmou, deu passes e batalhou até o último minuto para reverter o resultado. Não adiantou. Uma andorinha só não faz verão. Mas mereceu aplausos das arquibancadas e teve, até, o nome gritado em coro. Pela que o time perdeu, e daquele jeito. Essa foi a primeira vez que Tuto teve a oportunidade de começar jogando e, justiça seja feita, não decepcionou. Pelo contrário, surpreendeu a gregos e troianos. Até então, ele sempre entrava quando as partidas já estavam decididas, em geral a favor dos adversários, e não havia mais nada a fazer. Na pior das hipóteses, ontem, pelo menos, Tuto justificou a sua contratação. Pontos para ele.

NAS DEVIDAS PROPORÇÕES

Torcedores e parte da imprensa campineira vêm fazendo uma comparação que não tem a mínima lógica, entre a Ponte Preta e o Guarani. Dão a entender que o Bugre é melhor e está fazendo mais bonito do que a Macaca. Bobagem! É como tentar misturar óleo e água. Ambos são imiscíveis. Os dois times disputam divisões diferentes, que não comportam comparações. Os bugrinos que me perdoem, mas a lógica diz que o pior dos integrantes da Série A, no caso o Santa Cruz, está em melhor situação do que o melhor da Série B, atualmente o Sport, igualmente do Recife. Afinal, enquanto o rubro-negro luta para ascender à elite, o tricolor pernambucano já está nela. O mesmo raciocínio, claro, vale entre Ponte Preta e Guarani. Que se queira criticar a Macaca, tudo bem, esta merece, e muito, as críticas. Mas fazer esse tipo de comparação! Tenham paciência! Caiam na real!

AFASTAMENTO DE EBERLIM

Não poderia vir em pior hora o afastamento de Marco Antonio Eberlim do comando do Departamento de Futebol da Ponte Preta. Coincidência ou não, o anúncio da sua saída foi sucedido por duas humilhantes goleadas seguidas, sofridas pelo time. Além do atual grupo de jogadores ser um dos piores desde que a Macaca voltou à elite do futebol brasileiro, o ambiente entre os atletas (embora busquem esconder isso da torcida), não poderia ser pior. Não se sabe, por exemplo, se Vadão vai continuar ou não no comando da equipe e se for sair, quem seria seu eventual substituto. Fala-se, também, em lista de dispensas, o que tira, sem dúvida nenhuma, a tranqüilidade dos atletas, que não sabem se amanhã vão estar ou não desempregados. A Ponte Preta, como se vê, está fazendo uma força danada para ser rebaixada. Na zona de rebaixamento já está. Quem está fazendo toda esta marola no clube pode ser tudo, menos pontepretano.

BURRICE DOS CORNETEIROS

Detesto torcedor corneteiro. Não existe bicho mais irritante do que ele. Deixei, aliás, de freqüentar o Majestoso, há já algum tempo, por causa desses chatos, que me tiram o prazer de torcer. Desde o início do Campeonato Paulista, um grupinho expressivo de torcedores vem defendendo a saída de Osvaldo Alvarez do comando do time da Ponte Preta. Muito bem, suponhamos que ele seja demitido. Quem poderia vir para o seu lugar? Não está sobrando treinador no mercado. E muito menos está disponível aquele que tenha o perfil da Ponte Preta. Vadão tem feito milagres com os jogadores que tem e se pararem de encher o saco dele, com certeza vai tirar o time da atual enrascada. Se Corínthians e Palmeiras, por exemplo, tiveram dificuldades imensas para contratar técnicos, imaginem nós! Parem de perturbar ainda mais um ambiente já bastante conturbado, malditos corneteiros! Duvido que vocês sejam, de fato, pontepretanos.

RESPINGOS...

· O clássico de hoje, entre o Santos e o Corinthians, na Vila Belmiro, tem tudo para ser um jogão, principalmente pelas circunstâncias que o cercam. Talvez não seja um primor de técnica, já que nenhum dos dois está jogando nada. Mas a rivalidade entre os alvi-negros é imensa e cresce de ano para ano. Vai daí...
· A Seleção Brasileira treinou bem, anteontem e ontem, na pequenina Wegis. A novidade é que, ao que tudo indica, Rogério Ceni está conquistando a reserva imediata de Dida. E se este não se cuidar...
· Será que o Ricardo Oliveira repete, hoje, contra o Vasco, a excelente atuação que teve na quarta-feira, no clássico com o Palmeiras? Acho que sim! Vamos conferir.
· Tite tem, hoje, a chance de se recuperar da péssima estréia diante do São Paulo. O Palmeiras encara, no Parque Antártica, o apenas esforçado Grêmio. Se perder...
· Schumacher quis dar uma de esperto, na classificação para o Grande Prêmio de Mônaco, e se deu mal. Foi punido pela direção da corrida, largou em último no grid e viu Fernando Alonso se distanciar na pontuação do Mundial de Fórmula 1 deste ano, com uma consagradora vitória. E ainda tem pucha-saco do alemão que insiste em dizer que ele seria melhor do que Senna, se este estivesse vivo. Nunquinha!!!!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: