Monday, May 22, 2006

REFLEXÃO DO DIA


O escritor francês André Malraux observou: "Estamos vivendo a civilização do conhecimento, mas não da sabedoria. A sabedoria é o conhecimento temperado pelo juízo". De que me vale, por exemplo, conhecer nomes de borboletas, de flores ou de pássaros, a classificação de seus grupos e famílias, saber de seus hábitos e distinguir sua morfologia, se eu for incapaz de os identificar quando vir um desses espécimes? E mais, que valia me trará esse conhecimento se, em contrapartida, eu não souber sequer como chegar ao coração do meu próprio filho, for incapaz de lhe dar os conselhos de que ele precisar e desconhecer a forma de conquistar a sua amizade? Com as informações, serei considerado culto, sem dúvida. Mas estarei muito longe de ser sábio. Com a aptidão humana da empatia, poderei não estar revelando cultura. Mas exercitarei a sabedoria.

No comments: