Thursday, May 25, 2006

TOQUE DE LETRA




Pedro J. Bondaczuk



FIASCO NO MINEIRÃO

Hoje não é o dia mais indicado para redigir esta coluna, sem periodicidade fixa, depois do fiasco da minha Ponte Preta no Mineirão, com a goleada que sofreu diante do Cruzeiro por 5 a 1. O preocupante não é sequer o placar elástico, que refletiu bem o andamento do jogo (nem sempre reflete). O que preocupa é o futebolzinho da Macaca, que não mostrou poder de reação e que, depois do terceiro gol cruzeirense, ficou perdida em campo, sem a mínima inspiração e sem que os jogadores soubessem o que fazer com a bola. Pelas circunstâncias, até que o resultado foi pequeno. Preocupa, também, o fato do atual plantel ser nitidamente inferior ao do ano passado, que já não era a maravilha das maravilhas e que escapou do rebaixamento apenas na última rodada. Ainda há tempo para reverter a situação e evitar a catástrofe. Mas a diretoria não pode continuar dormindo de touca, achando que esse grupo vai “quebrar o galho”. Com certeza não vai.

FORÇA JOVEM

Quem está no caminho certo, embora muitos contestem, é o Guarani, que resolveu apostar, premido pelas circunstâncias, na força jovem. Tanto a imprensa da cidade, quanto parte considerável da torcida, defendem contratações, para a montagem de um time irresistível que leve o Bugre de volta à elite do futebol brasileiro. Mas como fazer isso? Primeiro, não é segredo para ninguém que o clube atravessa a pior crise financeira da sua história. Segundo, não há jogador de qualidade dando sopa por aí no mercado. Os que valeria a pena contratar estão no Exterior, e seus salários estão muito além da realidade dos clubes brasileiros, em especial os de porte médio, como o verdão campineiro. Terceiro, a Série B não tem nenhum bicho-papão que esteja jogando o suprassumo do futebol. O time caseiro do Guarani, com atletas em início de carreira (salvo Sandro e Edmilson, que já são bastante rodados), dá para o gasto. Tão logo esteja entrosado (e caminha para isso), tem plenas condições de fazer o que certamente os tais medalhões, “bois cansados” sem comprometimento pessoal com o clube, não fariam.

RICARDINHO VEM AÍ

Não sei qual é o atual estágio físico e técnico do meia-atacante Ricardinho, recém-contratado pela Ponte Preta. Todavia, se jogar apenas um pouquinho do que jogava há algum tempo no Marília (onde era conhecido como “o rei do drible”) e no time do Atlético Paranaense, quando este era comandado pelo Vadão, vai resolver o problema do ataque da Ponte Preta, que sequer é muito grande, já que os gols estão saindo. Mas Luís Mário (em péssima fase) ou Almir (muito útil, mas que deveria ser recuado e ocupar a vaga do Danilo) vão dançar. Contudo, os resultados mostram que a principal deficiência da Macaca não está no setor ofensivo. Está, isto sim, tanto no meio de campo, quanto (e principalmente) na defesa. Dos três volantes, por exemplo, só Ricardo Conceição merece a camisa de titular. Da Silva e André Silva deixam muito, muitíssimo a desejar. Certamente, na seqüência do Campeonato, ambos vão perder seus lugares para o Carlinhos (que, felizmente, após a cirurgia cardíaca a que foi submetido, já voltou a treinar, com o coração “novinho em folha”) e para o Emerson, que sabe sair jogando e é bom finalizador. O que precisa ser mudado, e urgentemente, no time da Ponte Preta, é a sua zaga, já apelidada de “a mãe do ano”. Na derrota de 5 a 1 para o Cruzeiro, voltou a tomar gols bestas, como os que já havia tomado, aliás, contra o Grêmio, contra o Vasco, contra o Corinthians, contra o Palmeiras e, principalmente, contra o Santos. É muita bobagem seguida!

JOVEM TALENTO

Na vitória do Guarani sobre o Paulista de Jundiaí, na terça-feira, no Brinco de Ouro, por 3 a 1, a grata surpresa foi a atuação do armador Rivaldo, jovem jogador vindo das categorias de base do Santos. Pelo que jogou, fez jus ao nome. Além de fazer um belo gol, o garoto marcou, lançou, driblou e infernizou a defesa do Galo do Japi. Caso mantenha a mesma atuação nos próximos jogos – contra o Marilia, fora de casa, no próximo sábado, e contra o Atlético Mineiro, em Campinas – vai ganhar, de vez, a condição de titular absoluto, para não mais sair. O grande problema do Bugre, até então, vinha sendo exatamente o setor de armação. Gustavo é um bom jogador, mas bastante irregular. Faz uma jogada brilhante e, na seqüência, comete dez bobagens seguidas. Rivaldo, sobretudo, deu velocidade ao ataque, com toques rápidos, precisos e inteligentes. Tomara que não coloque uma máscara do tamanho do Brinco de Ouro. Se não o fizer, tem tudo para ser o destaque desse time na seqüência do campeonato.

SERÁ QUE AGORA VAI?

O Campinas, a exemplo dos dois anos anteriores, começou de forma arrasadora o atual campeonato da Segunda Divisão paulista, dando esperanças à sua torcida de que, finalmente, vai ascender à Série A-3 no ano que vem. Sábado passado, no Majestoso, deu um vareio de bola no fraco Sumaré, aplicando um contundente 8 a 0 no atarantado adversário. Resta saber se o time vai manter a mesma performance na fase seguinte. No ano passado, o Águia decepcionou na reta final, quando tinha tudo para ficar entre os quatro que ascenderam de divisão. Creio que a torcida precisa dar maior apoio ao time. Afinal, o Campinas é o segunda opção de torcida de todos os campineiros, quer sejam pontepretanos, quer sejam bugrinos. Vamos apoiar, gente!!! E que a direção do clube faça um bom trabalho psicológico com os atletas, para que mantenham a concentração, não deixem a peteca cair e não morram na praia, após nadar de braçada ao longo da competição.

DOR DE CABEÇA

O técnico Tite arrumou uma baita dor de cabeça na sua carreira, ao aceitar o desafio de recuperar o fraco Palmeiras. Com esse time que aí está, já vai ser uma grande façanha se conseguir evitar que o Verdão seja mais uma vez rebaixado para a Série B. Ontem, no Morumbi, o São Paulo passeou em campo. Fez 4 a 1, como poderia fazer cinco, seis ou mais. Essa história de “bom e barato” não existe no futebol ou, se existir, é uma coisa muito rara. O time tem graves deficiências em todos os compartimentos, defesa, meio de campo e ataque. E o pior é que a diretoria não dá a menor indicação de que vá abrir os cofres para trazer reforços. E assim não vai dar. Tite é um bom técnico e já provou isso em sua já razoável carreira. Todavia... não é um mágico! Não tem o poder de transformar pedregulhos em pepitas de ouro. Vai daí...

MUITA BADALAÇÃO

Preocupa-me muito a badalação em torno da Seleção Brasileira, nesta fase de treinamento em Wegis, na Suíça. Caso esteja bem condicionada, fisicamente, e absolutamente concentrada, não vai ter para ninguém. É, disparada, a melhor do mundo, e nem seria necessário repetir isso. Basta atentar para os jogadores que a compõem, na maioria, campeões em seus respectivos clubes, na Alemanha, França e Espanha. Os dois únicos que jogam no Brasil, Rogério Ceni e Ricardinho, são, respectivamente, campeão do mundo interclubes e campeão brasileiro da Série A. É pouco?!! Considero o Brasil favoritíssimo ao hexa e acho que a Seleção vai, de fato, confirmar esse título. Isso, se os jogadores não vestirem a máscara, não jogarem de salto alto (e, pelo contrário, “calçarem as sandálias da humildade”) e levarem a sério a Copa do Mundo. Caso contrário...Nem é bom pensar!

CUIDADO COM O FLU

O Fluminense não tem um supertime (ninguém tem atualmente), mas conta com um bom grupo, bem treinado, bastante entrosado e condicionado, e que costuma “comer pelas beiradas”. Quietinho, sem muito alarde, o tricolor carioca vem somando preciosos pontos na tabela e já disputa a liderança com o instável Cruzeiro (perde para a equipe mineira apenas nos critérios de desempate). Num campeonato de pontos corridos, como é o Brasileiro, a regularidade é fundamental. Não vi ainda ninguém dar favoritismo ao Fluminense para a conquista do título. Observando, porém, as sete rodadas já disputadas, não tenho dúvidas em apontar o Tricolor das Laranjeiras como um dos que podem papar esse campeonato. Olho no Flu!!!

RESPINGOS...

· Que partidão jogou o Ricardo Oliveira, na goleada do São Paulo sobre o Palmeiras, por 4 a 1, no Morumbi! Aliás, já havia mostrado, contra o São Caetano, que está completamente recuperado da contusão que o afastou da Copa do Mundo.

· Tenho observado, há já alguns jogos, o meia Walter Minhoca, que o Flamengo foi buscar no Ipatinga e, cada vez mais, me encanto com o seu futebol. Creio que o garoto vai longe!

· Outro que confirma sua competência (embora a direção do Real Madri não a tenha enxergado) é Vanderley Luxemburgo. Ele vem tirando água de pedra desse time apenas esforçado do Santos. Se bobearem, papa mais um título.

· Marcelinho Carioca reestréia, hoje, no Corinthians, no clássico diante do Internacional de Porto Alegre, no Morumbi. Não tenho dúvidas que logo, logo será titular do Timão...

· Outro time que me surpreendeu, pela aplicação, foi o Vasco. A derrota de domingo passado, por 4 a 2, em São Januário, para o Corinthians, de virada, foi “mentirosa”, pois não refletiu o que foi o jogo. Cuidado, também, com o Vascão!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: