Monday, May 29, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



QUE FIM DE SEMANA!

O esporte campineiro teve um fim de semana de amargar. Os três times profissionais de futebol da cidade perderam. A derrota mais vexatória, óbvio, foi a da Ponte Preta, humilhada, em pleno Majestoso, pelo apenas razoável Paraná Clube, de quem levou uma chinelada de 5 a 2. O Guarani, igualmente, decepcionou sua torcida e perdeu por 1 a 0 para o Marília, embora fora de casa, mas jogando um futebolzinho mixo, mixo. E, finalmente, o Campinas perdeu sua invencibilidade, em Lençóis Paulista, derrotado que foi pela Lençoense por 2 a 0, embora ainda conserve a liderança do grupo (menos mal). Até o bom time de basquete feminino da Ponte Preta perdeu, jogando em seus domínios, para a equipe rival do grupo, a do Ourinhos, por 70 a 53. Resta ao torcedor campineiro apagar da memória esse fim de semana e partir para outra. Que remédio?!

QUEDA DE VADÃO

Conforme todos já intuíam, a goleada que a Ponte Preta sofreu no sábado, diante do Paraná, no Majestoso, por 5 a 2, a segunda consecutiva em apenas quatro dias, trouxe conseqüências. Como sempre, em situações como esta, sobrou para o técnico. E Osvaldo Alvarez, o treinador que até aqui comandou a Macaca por mais jogos em todos os Campeonatos Brasileiros da Série A que o clube disputou, já é personagem do passado. Foi demitido (ou se demitiu, a situação não ficou muito clara) e cedeu lugar a quem? Isso mesmo, a outra figurinha carimbada no Moisés Lucarelli, Marco Aurélio Moreira!! Creio que se Nelsinho Baptista não estivesse empregado no São Caetano, seria ele o novo treinador da Ponte. A pergunta que fica, porém, é: a simples mudança de técnico vai resolver a situação? Acredito que não, embora torça para que resolva. Se nada for feito para arrumar essa defesa, nem Vanderley Luxemburgo conserta esse time. Enfim...

ADVERSÁRIO EM CRISE

O Guarani tem uma grande chance de reabilitação, amanhã, ao enfrentar um potencial concorrente direto a uma das quatro vagas dos que vão retornar à elite do futebol brasileiro no ano que vem: o Atlético Mineiro. Ocorre que o Galo, mal a competição começou, já está em crise. A derrota para o Ituano e o empate com o Vila Nova, ambos no Mineirão, determinaram a queda de Lori Sandri do comando técnico da equipe. Seu substituto, Levir Culpi, andava meio sumido há já algum tempo. Todavia, para se reabilitar, o Bugre terá que jogar muito mais do que jogou em Marília. Se repetir a atuação que teve frente ao Paulista, certamente confirmará os três pontos. Todavia, se tiver a mesma a pífia performance de sábado, vai dar muita dor de cabeça à torcida.

PARCERIA OU ARRENDAMENTO?

A CNA assume o Departamento de Futebol da Ponte Preta, conforme anunciou, hoje de manhã, o presidente pontepretano, Sérgio Carnielli. Resta saber se a empresa está entrando como parceira da Macaca ou sua arrendatária. Pessoalmente, tenho muitas reservas em relação às parcerias. Em geral, funcionam bem por algum tempo, mas acabam muito mal. A mais bem-sucedida, sem dúvida, foi a da Parmalat, no Palmeiras. Contudo, quando terminou, todos sabem o que aconteceu. Hoje, quem vê o Verdão, sente até pena do estado em que ele ficou. O mesmo tende a ocorrer no Corinthians, quando a MSI se desligar do Timão (nada é eterno). Espero, honestamente, estar enganado e ver, ainda neste ano, uma Ponte Preta forte, respeitada e temida pelos adversários, disputando títulos e não a mera fuga do rebaixamento. Tomara que meus temores sejam infundados. Tomara!!!

QUAL SERÁ A REAÇÃO?

Estou curioso para ver qual será a reação do time da Ponte Preta, no jogo depois de amanhã, face à mudança no seu comando técnico. Certamente, Marco Aurélio Moreira não terá tempo sequer de treinar uma única vez a equipe para esse perigoso confronto, na serra gaúcha, diante do sempre perigoso Juventude. Como o elenco vai se comportar em relação ao novo treinador? Qual o esquema tático que será adotado? Quais as mudanças que serão feitas para dar mais proteção à defesa, a pior do campeonato? Notem como o setor defensivo pontepretano vem comprometendo a performance do time: o ataque fez o mesmíssimo número de gols que o líder Fluminense, ou seja, 13. Contudo, enquanto a defesa do tricolor carioca foi vazada apenas seis vezes, a da Ponte o foi 21!! É aí que está o calcanhar de Aquiles da Macaca. A torcida não vai tolerar outra goleada. Chega de humilhação.

ARBITRAGENS CALAMITOSAS

O nível das arbitragens no Campeonato Brasileiro, quer da Série A, quer da B, é calamitoso. Erros os mais absurdos e primários vêm sendo cometidos pelos árbitros, muitos deles bastante experientes, influenciando diretamente nos resultados. O gol anulado do Flamengo, ontem, no Maracanã, no Fla x Flu, foi uma dessas “preciosidades” de incompetência. E o pênalti que o Alicio Pena Junior marcou contra o Corinthians, no clássico de ontem, na Vila Belmiro?! O Rodrigo Tiuí do Santos deu uma furada histórica, na grande área corintiana, e tropeçou nas próprias pernas. O juizão, porém, pessimamente colocado, viu falta no lance, para desespero da Fiel. Na cobrança, o goleiro Sílvio Luiz adiantou-se e defendeu o chute de Kleber Santana. Mas cadê peito do Alicio para mandar voltar o lance, ainda mais sabendo (ou pelo menos intuindo) que a falta máxima não existiu?! Pipocou bonitinho! Se times de tradição são penalizados pelas péssimas arbitragens, imaginem os chamados “pequenos”! No jogo da Ponte Preta com o Paraná, o árbitro deixou de assinalar um pênalti claríssimo sobre o Tuto, quando o jogo ainda estava 2 a 2. Uma lástima!

RESPINGOS...

· Como esperava, o clássico de ontem, entre o Santos e o Corinthians, na Vila Belmiro, teve de tudo, menos técnica. Foi um festival de caneladas de dar dó.
· A Seleção Brasileira enfiou 13 gols (para delírio do coordenador técnico Zagallo) no time sub-20 do Fluminense, que se mostrou um sparring muito fraco para as feras do Parreira. Pelo menos uma coisa, porém, a equipe mostrou: que a pontaria está afiada.
· O zagueiro Lugano, do São Paulo, “trucidou” o Capetinha Edílson, ontem, em São Januário, no empate do São Paulo contra o Vasco, por 1 a 1. E o juizão nem falta marcou. Barbaridade!
· O Palmeiras, do Tite, levou nova chinelada, em pleno Parque Antártica, diante do Grêmio, que jogou a maior parte da partida com dez jogadores. Segue firme e forte rumo à Segunda Divisão.
· O futebol carioca segue a sua rotina de sempre ter algum representante na zona do rebaixamento. Na semana passada, era o Botafogo. Depois, foi a vez do Vasco. Agora, quem está a perigo é o Flamengo. Para compensar, porém, o Fluminense é o líder isolado da competição.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: