Friday, May 26, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



JOGO DE RISCO

A Ponte Preta, mesmo jogando em casa (ou, principalmente por isso), tem a obrigação de vencer o Paraná Clube, amanhã, para apagar a má impressão deixada na goleada por 5 a 1 que sofreu diante do Cruzeiro, na quarta-feira, no Mineirão, e para escapar das últimas colocações do campeonato. Após a rodada do meio de semana, a Macaca ficou a apenas duas posições da sempre incômoda zona do rebaixamento. Trata-se, porém, de um jogo de risco. Há já um ano que o time não tem feito apresentações convincentes no Moisés Lucarelli, diante da sua torcida. Deveria, claro, ser o contrário, mas não é. Além disso, o Paraná, embora mal-colocado, é o atual campeão paranaense e certamente conquistou esse título graças aos seus méritos. Está, também, em crise. A torcida, por exemplo, exige a cabeça do técnico Caio Junior, que deve, de fato, receber o clássico bilhete-azul caso não obtenha um bom resultado em Campinas. Certamente, se perder, portanto, o Paraná vai vender muito caro a derrota. A Ponte que se acautele e mostre, pelo menos, a sua principal (e talvez única) virtude, que é a raça. Caso contrário...

ADVERSÁRIO FATALISTA

O Guarani tem, amanhã, tarefa não menos indigesta do que a da Ponte Preta. Enfrenta, em Marília, um adversário que se tem mostrado fatalista de uns tempos para cá. É certo que o ambiente no Brinco de Ouro, nesta semana, é melhor do que no Majestoso, após a convincente vitória obtida na terça-feira diante do Paulista (em crise), por 3 a 1. Mais do que os três pontos, valeu a boa atuação do time, que fez, certamente, a sua melhor partida no atual campeonato da Série B. Se jogar a mesma coisa, trará, com certeza, excelente resultado de Marília e estará muito perto da meta estabelecida pelo técnico Waguinho, de ficar entre os quatro primeiros colocados quando a competição for interrompida para a Copa do Mundo. Complicado? Claro que é! Mas o Guarani mostrou grande evolução de uns jogos para cá, apesar de alguns resultados decepcionantes, como os empates com o Náutico e o Avaí no Brinco de Ouro, enquanto seu adversário faz uma campanha bastante irregular. Com certeza, será um bom jogo.

EXPECTATIVA DE ESTRÉIA

A torcida da Ponte Preta está na expectativa da estréia do atacante Ricardinho no jogo de amanhã. É provável que ela ocorra somente no segundo tempo, embora o time esteja desfalcado de Luís Mário, supostamente a sua maior estrela. Supostamente, porque o futebol que vem apresentando neste Campeonato Brasileiro não condiz, em absoluto, com esse status. Se eu fosse o Vadão, entraria com o Ricardinho desde o início e fazendo dupla com o garoto Wanderley. Sacaria do time o volante Da Silva que, além da má-fase técnica, ainda anda com um azar danado, fazendo gols contra e trazendo instabilidade a toda a defesa. Recuaria Almir para a sua função, já que a Ponte precisa, desesperadamente, de uma vitória e terá a obrigação de atacar o adversário. Não creio que o Vadão vá ter tanta ousadia. Em todo o caso...quem sabe? Mesmo que entre no segundo tempo, porém, como é mais provável, fica a expectativa pela estréia de Ricardinho, mais uma esperança de gols para a torcida.

GRANDE CHANCE

O lateral Daniel, do Guarani, terá, amanhã, em Marília, sua grande chance de conquistar a camisa de titular do time, depois de uma sucessão de contusões que o afastaram por muito tempo dos gramados. O jogador entra no lugar do apenas esforçado Adílio e tem tudo para não sair mais. Trata-se de um ala agressivo, de razoáveis recursos técnicos e é mais rodado do que o garoto com o qual disputa posição. Talvez não tenha condições físicas de atuar os 90 minutos pois, com certeza, lhe falta ritmo de jogo. Aliás, há tempos que um dos maiores problemas do Guarani tem sido a ineficiência dos seus laterais. Mariano, na direita, alterna ótimas e péssimas apresentações. E Adílio, na esquerda, mesmo tendo todas as chances do mundo para se firmar, não perdeu ainda a sua timidez e deixa muito a desejar. Está aí, pois, a grande chance de Daniel de mostrar a que veio.

SÁVIO DE VOLTA

O Flamengo reforça o seu time (que nos jogos que assisti, mostrou enorme evolução em relação à sua performance no Campeonato Carioca de 2006, quando quase foi rebaixado e, principalmente, na comparação com o Brasileirão do ano passado), repatriando um dos maiores ídolos da sua história: o atacante Sávio. Vai dar certo? Provavelmente sim. Ninguém desaprende de jogar. Ademais, o atleta agora está muito mais maduro e experiente do que quando deixou a Gávea para, na oportunidade, se transferir para o Real Madri. Ultimamente, atuava no mediano Zaragoza, onde era a principal estrela. Trata-se de uma atração a mais para uma competição que promete “pegar fogo” depois da Copa do Mundo. O Flamengo tem tudo para fazer uma campanha pelo menos compatível com as suas tradições. Confiram na seqüência.

REESTRÉIA DE MARCELINHO

Uma das atrações da rodada de meio de semana do Campeonato Brasileiro, encerrada ontem, foi a reestréia, no Corinthians, de uma das maiores estrelas de sua história: Marcelinho Carioca. Para um jogador veterano, que estava há muito tempo sem jogar, o atleta teve uma performance de razoável para boa, no jogo em que seu time perdeu para o Internacional, no Morumbi, por 1 a 0. Marcelinho pegou, na verdade, um enorme “rabo de foguete”. O Timão foi a campo desfalcado de vários de seus titulares, principalmente de Nilmar, Rafael Moura e Carlos Alberto. Todavia, o veterano jogador não decepcionou. Correu, lutou, fez algumas jogadas brilhantes, bateu faltas e quase foi premiado com um golaço, evitado somente graças a uma defesa espetacular de Clemer. Apesar da derrota, saiu (justamente) aplaudido pela Fiel. Mostrou que, a despeito da idade, ainda pode ser muito útil ao time que o consagrou.

RESPINGOS...

· Que belo atacante é esse Wagner, do Cruzeiro, atual artilheiro do Campeonato Brasileiro, com oito gols! Segue de perto os passos de Fred, uma das “feras” do Parreira para a conquista do hexa.
· A Seleção Brasileira está encantando a população da pequenina Wegis, na Suíça. Seus treinos contam com um público maior do que o da maioria dos jogos do Campeonato Brasileiro.
· Dodô desencantou, na goleada do Botafogo sobre o Vasco por 4 a 1, e voltou a visitar as redes do adversário. E não somente uma vez, mas logo três, para quebrar, em definitivo, seu longo jejum de gols.
· Vanderley Luxemburgo deve estar uma fera com os jogadores do Santos. Dos seis pontos disputados em quatro dias no Maracanã, trouxe apenas um, no empate de 2 a 2 com o Flamengo, quando estava vencendo por 2 a 0. O outro resultado, claro, foi a derrota, no domingo, para o Fluminense, por 1 a 0.
· Diana dos Santos merece, de fato, o apelido de “a pequena notável”. Hoje, em Moscou, a gauchinha conquistou a medalha de ouro nos exercícios de solo, na etapa moscovita da Copa do Mundo de Ginástica. Quem é rainha nunca perde a majestade!.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: