Thursday, May 04, 2006

REFLEXÃO DO DIA


A maior parte do meu sofrimento advém das aflições alheias. É proveniente da miséria, da violência, da exclusão social e da desagregação familiar de centenas de pessoas ao meu redor, de milhares um pouco mais distantes, de milhões por todo o País e de bilhões através do mundo. Não se trata de querer parecer "bonzinho". É uma questão de berço, de formação, de educação para a solidariedade. Não são minhas dores físicas, felizmente raras, que me incomodam. Não são minhas carências financeiras, não tão agudas, que preocupam. Não são meus desacertos emocionais que me tiram o sono. São os sofrimentos alheios que me consomem a alegria e o otimismo. O pior nessa história é a impotência em ajudar esses outros que sofrem, dada a sua enorme quantidade. Qualquer ação nesse sentido que eu tome desaparece, se torna irrisória e invisível, é uma ínfima gota de água num oceano de carências.

1 comment:

Anonymous said...

A bondade é hoje algo piegas. Ser benevolente, piedoso, é algo risível. Parece que a maldade é merecedora de todo respeito e admiração. Neste interregno, sai o cristão, entra o Toninho Malvadeza. Onde foi que Deus errou?