Friday, October 21, 2011







Por dentro da TV

"LIRA DO POVO" HOMENAGEIA CARTOLA


Nesta semana, de fraca programação de TV (é o compasso de espera pelo carnaval), a melhor opção fica para o sábado, às 23h, na Rádio e Televisão Cultura. É que no programa "Lira do Povo" será prestada uma comovente (e justa) homenagem a um dos maiores compositores deste País, que teve a sua vida quase toda ligada à Escola de Samba da Mangueira, autor dessa maravilha, que é a composição "As rosas não falam", mestre Cartola. E como essa extraordinária figura humana era sambista, nada melhor do que entregar a responsabilidade de homenageá-lo a gente do ramo.

O "Lira do Povo" vai reunir o que há de melhor no gênero, na atualidade. Estará presente gente como Beth Carvalho, Moreira da Silva (o querido Kid Morengueira) e João Nogueira. Como se pode notar, pessoal da pesada, do samba autêntico, aquele do morro, bem brasileiro, sem qualquer espécie de "estrangeirismo".

A principal figura desse espetáculo será, sem dúvida, Beth Carvalho, cada vez melhor, trazendo ao telespectador a sua imensa simpatia e incrível balanço. É que ela sempre foi reconhecida como grande discípula de Cartola, a cantora preferida do mestre mangueirense.

E será Beth que vai lançar, nesse programa, uma composição inédita do homenageado, "Presente de Natal". Além dessa canção, vai cantar outras, algumas antológicas, como a belíssima "As rosas não falam", "O mundo é um moinho" e "Camarim".

Cartola era um apaixonado pelas feijoadas, especialmente as preparadas por sua mulher, a Zica (que chegou a aparecer, inclusive, num comercial de TV, tal a sua fama no preparo desse prato). Mas Moreira da Silva, numa entrevista solta, totalmente descontraída, concedida a Hermínio Bello de Carvalho, dá uma receita que, garante, iria agradar muito o mestre, caso ainda estivesse no mundo dos vivos. Depois, com seu jeitão bem carioca, canta grandes sucessos, como "Rei do gatilho", "Na subida do morro", "Acertei no milhar" e "Fingindo amor", entre outras.

João Nogueira, por sua vez, não deixa a "peteca cair", apresentando quatro de suas melhores composições: "Espelho", "Homem dos quarenta", "Poder da criação" e "Minha missão". O programa foi realizado pela TVE do Rio de Janeiro, contando com a direção de Carlos Alberto Loffler. Portanto, se você gosta de samba (e lembre-se que, "quem não gosta de samba/bom sujeito não é,/é ruim da cabeça,/ou doente do pé..."), não pode perder o "Lira do Povo" deste sábado. Afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de ver, reunidos, num mesmo programa de TV, Beth Carvalho, Moreira da Silva e João Nogueira, ainda mais falando de Cartola e cantando suas melhores composições.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 26, editoria Tevê, do Correio Popular, em 9 de fevereiro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: