Thursday, October 13, 2011







Por dentro da TV


CANAIS DE TV DEFINEM PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL

Aos poucos as emissoras de televisão vão definindo a sua programação para o período de carnaval. Três delas, inclusive, já anunciaram ao público a forma com que pretendem cobrir a maior festa popular do mundo. A TV Manchete, por exemplo, tem exclusividade para a apresentação da íntegra dos desfiles de escolas de samba dos grupos 1-A e 1-B, no novo "sambódromo" do Rio de Janeiro. À medida em que os dias vêm correndo, e a emissora continua mal sintonizada em nossa cidade, o campineiro vai se conformando em não assistir àquele espetáculo que, para muitos, já era um programa tradicional para as noites do domingo de carnaval. A Rede Globo mantém a sua programação normal, mas promete apresentar o que houver de melhor em termos de festejos carnavalescos. Assim, estará dando "flashes", tanto do carnaval de rua como dos salões, de todo o País, além de apresentar os já tradicionais desfiles de fantasias. Não há dúvida que a sua não cobertura dos desfiles da Marquês de Sapucaí, neste ano, vai esvaziar muito este espetáculo, porquanto o alcance da emissora, inquestionavelmente, é muito maior do que o de qualquer concorrente. A Rede Bandeirantes optou pela fórmula do "time que está ganhando não se muda", isto é, em razão do sucesso registrado no ano passado com suas transmissões, repete o mesmo esquema, centralizando o foco de suas atenções em São Paulo (é óbvio, até para justificar a própria denominação da emissora), Rio de Janeiro e Salvador. Seu Departamento de Jornalismo terá, mais uma vez, importantíssimo papel, apresentando a movimentação das principais estradas paulistas, os casos policiais registrados nas várias delegacias, o atendimento nos hospitais e pronto-socorros, o retiro, o aeroporto, a rodoviária, a estação de trens; ou seja, todo o noticiário sobre o outro lado do carnaval, informando assuntos de interesse para quem permanece na Paulicéia e para os que saem em busca de algo mais. No dia 20 de fevereiro, a partir de 1h30, a Bandeirantes mostra ao vivo o baile de salão considerado, na atualidade, o melhor do Brasil, ou seja, o do Clube Monte Líbano, da Capital. Até o dia 16 a emissora se propõe a focalizar todos os principais destaques dos desfiles de fantasias e a pôr no ar a animação das mais diversas entidades. Todo esse trabalho da Rede Bandeirantes estará sob a supervisão direta do seu diretor de programação, Eduardo Lafon, atuando como diretor de produção Hélio de Souza. Se é verdade que a cobertura não promete nada de novo, justiça seja feita: não se esquece de detalhe algum. Pelo menos em termos de informação, o telespectador pode ter a certeza de que não perderá nenhum lance ligando-se nos principais canais que vão cobrir o evento. E o campineiro, que gosta dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ainda alimenta a esperança de que a TV Manchete fará alguma coisa para que a sua imagem chegue melhor à nossa cidade.

LIBERATO FAZ BENEMERÊNCIA

Augusto Liberato, o conhecido "Gugu" da TVS, diante do sucesso que vem alcançando o seu programa "Viva a Noite", teve uma feliz idéia: resolveu levá-lo, em forma de shows, a vários bairros de São Paulko, tendo realizado o primeiro deles no Ginásio de Esportes Municipal de Cotia. Toda a renda desse (e dos futuros espetáculos), o Gugu decidiu doar para entidades de benemerência e àquelas que prestam assistência social aos carentes. O show de Cotia, que teve a participação de Almir Rogério, Luiz Ricardo, Nhá Barbina, Sharon, José Luiz, Áurea Catarina, Sonia Maria, Cátia Pedrosa, Tatuzinho, Fátima e Marriet, lotou por completo o ginásio daquela cidade, produzindo uma arrecadação bastante substancial. O espetáculo tem o mesmo nome do programa de TV. Ou seja, "Viva a Noite".

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 18, editoria de Tevê, do Correio Popular, em 10 de fevereiro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: