Monday, October 31, 2011







Por dentro da TV

A ESTRÉIA (E DESPEDIDA) DE MÍRIAN EM TV

A vida tem certas ironias que deixam as pessoas mais equilibradas completamente confusas. Quem assistiu ontem, às 21h, pela TV Record o "Show do dia 7", viu uma nova figura apresentando aquele musical, com sua voz quente e aveludada e uma segurança típica dos profissionais veteranos. Era a Mírian Lane, ou melhor, a nossa querida (e já saudosa) Mírian Tavares, que fazia a sua estréia em televisão. Estréia e ao mesmo tempo despedida, já que ela foi barbaramente ceifada do nosso convívio, após o atentado a bala de que foi vítima, na madrugada de 27 de janeiro, vindo a falecer no dia 31.

A Record, em princípio, cogitou em não apresentar esse show. Depois (sabiamente) decidiu prestar homenagem a esse talento (a única mulher em São Paulo que trabalhava em FM) e mandou ao ar o programa. Mírian atuou ao lado de um outro desconhecido, Bob Floriano, e mostrou porque a emissora investiu no seu talento. Ela havia sido recentemente contratada, especialmente para fazer, mensalmente, esse programa. Estava cheia de entusiasmo, diante de um caminho novo que se abria à sua frernte, e fazendo aquilo que ela sempre gostou: apresentando e comentando músicas.

Na véspera do trágico acontecimento, que redundou na sua morte, Mírian concedeu entrevista exclusiva à revista "Amiga". Falou da carreira, da luta para se impor na Capital, onde a discriminação pelo trabalho feminino, infelizmente, ainda existe (embora freqüentemente se negue); dos planos para o futuro e do trabalho que iria fazer na televisão.

E explicou, a respeito do "Show do dia 7": "Fiz as cabeças do programa, anunciando e comentando as músicas, pois música é a minha grande paixão". E era. Quando ainda em sua terra natal, no interior de Minas, chegou a fazer sete anos num conservatório musical e trazia consigo, secretamente, um sonho: o de dedicar-se, futuramente, apenas à música.

Um tiro, covarde e traiçoeiro, no entanto, matou essa possibilidade. O que fazer? É a vida, com suas inexplicáveis ironias...

NOVO PROGRAMA INFANTIL

A Rede Bandeirantes está em franco ritmo de estréias nesta semana. Primeiro, lançou o seu noticioso matutino, "Primeira Edição". Depois, foi a vez do "TV Criança", com cinco horas de duração, que está indo ao ar desde segunda-feira, juntando, numa única apresentação, os desenhos animados, o "TV tutti-frutti" e a "Turma do lambe-lambe". E agora anuncia, para o próximo sábado, uma nova estréia. E a novidade também está voltada para a área infantil. Trata-se do "Sábado feliz", entregue à competência desse grande comunicador, que é Dárcio Campos, e que será apresentado das 9 às 13h. A direção foi confiada a Cícero Schnaider, que concebeu um programa movimentado, com participação direta das crianças no palco (semelhante a uma arena) cantando, brincando ou participando de concursos diversos. É uma estréia que vale à pena conferir.

ALCIONE NA CULTURA

A cantora Alcione (a queridíssima "Marrom") é o destaque desta sexta-feira, no "Especial Musical" da Rádio e Televisão Cultura, às 21h. Ela vai estar cantando e tocando trumpete (aliás, toca muito bem). Os melhores momentos desse espetáculo são, por exemplo, quando Alcione canta "Edital", com o acompanhamento de um conjunto que fez com ela o recente (e bem sucedido) giro pelo Japão: o Banda do Sol. O programa tem a produção de Antonio Carlos Rebesco e conta com a sonoplastia de Armindo Ferreira. Não perca.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria Tevê, do Correio Popular, em 8 de fevereiro de 1984).




Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: