Thursday, October 27, 2011







Boca Quente



SÃO SILVESTRE

A equipe de esportes da Globo, assídua freqüentadora desta coluna no ano passado, parece destinada a repetir a dose em 1985. As três "mancadas" que observamos na semana passada foram da emissora. A primeira ocorreu durante o especial "A Noite dos Campeões", enfocando a 60ª Corrida de São Silvestre. O apresentador Leo Batista, num cochilo provavelmente do redator, deu a nota destoante desse excelente programa. Ele até que vinha bem, falando das conquistas do atletismo e ressaltando que muitos corredores já conseguiram baixar a marca dos 10 segundos para os cem metros rasos. O comentário que fez a seguir é que foi um primor. Disse: "Sabem o que é isso? Correr cada metro em menos de um segundo?". Só que cometeu um erro de cálculo. Ele queria dizer: "correr cada metro em menos de um décimo de segundo". Um metro em um segundo, qualquer amante de "cooper", ou corredor de fim de semana, consegue fazer.
A segunda "mancada" viria do "pai da matéria", Osmar Santos, durante a transmissão da São Silvestre, quando disse que a vencedora, entre as mulheres, foi "Rosa Motta, portuguesa de Portugal". Essa foi de doer!!!
Finalmente, já abrindo o ano, uma "brincadeirinha" do diretor de imagem da emissora viria estragar um interessante e sucinto documentário sobre o Campeonato Mundial de Fórmula Um, no "Globo Esporte", que fazia um retrospecto dos principais fatos esportivos de 1984. De repente, ele aumentou a velocidade de projeção das cenas mostradas, que ganharam características de um filme do Carlitos, ou qualquer outro pastelão da década de 20, menos o de uma reportagem séria. Pelo jeito, a equipe de esportes da Globo ainda vai freqüentar por muito tempo este espaço. Ou não?

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria de TEVÊ, do Correio Popular, em 9 de janeiro de 1985).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: