Monday, May 23, 2011







Vídeo-História


JOVEM GUARDA

Em janeiro de 1968, um dos programas de maior sucesso na televisão brasileira em todos os tempos deixava o ar. Era o "Jovem Guarda", comandado por Roberto Carlos, e que havia alcançado o máximo de audiência na época, de 1,8 milhão de telespectadores. Ele era, sem dúvida, a maior atração da TV Record, num período em que a emissora dominava, soberana, e se constituía na mais assistida do País.

"Jovem Guarda" foi substituído por outro programa comandado pelo "rei", "RC à Noite", no período noturno, que teve de ser cancelado em agosto desse mesmo ano por haver perdido dois terços do seu público.

Mas Roberto Carlos não ficaria sem programa. A partir de setembro desse ano voltaria a comandar a juventude com "Todos os Jovens do Mundo". Entretanto, nenhum outro programa do "rei" voltaria a repetir o estrondoso sucesso da "Jovem Guarda", responsável pela revelação de uma enorme quantidade de cantores e que, sobretudo, mais do que uma simples programação musical, se transformou num movimento artístico e numa forma de comportamento da juventude, que atravessou boa parte da década dos 70s.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 2 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: