Friday, May 20, 2011







Onde o limite?

Pedro J. Bondaczuk

Um amigo de longa data, que há anos acompanha minhas peripécias literárias e admira a constância da minha produção, perguntou-me, dia desses, assim de repetente, se conheço meus limites? Admirei-me da pergunta. Na verdade, nunca havia pensado nisso. Respondi-lhe, no entanto, e sem pestanejar: “não, não os conheço”. E não conheço mesmo. Aproveitei para devolver-lhe a pergunta. E ele respondeu: “claro que sim! Conheço muito bem meus limites”. Duvidei. Será que alguém os conhece, de fato? Você, caro leitor, sabe quais são os seus? Mas sabe mesmo, ou apenas “acha” que sabe? Meus limites não conheço mesmo. Sei que os tenho, mas teimo em tentar ampliá-los o máximo que puder (mesmo desconhecendo se já os atingi ou se estou próximo disso).

O tal amigo confessou que não consegue escrever tanto quanto acha que escrevo. Não, pelo menos, com a mesma periodicidade e por tantos anos seguidos. Claro que isso foi lisonjeiro para o meu ego. Por falar nisso, dia desses, também, um leitor criticou-me pelo fato de, em meus textos, eu me expressar, sempre, na primeira pessoa: “eu fiz, eu li, eu quero etc.etc.etc.”. Isso não me foi nada lisonjeiro. Respondo-lhe, como bom desbocado que sou: Você já ouviu falar em linguagem coloquial? Pois é, é aquela que dispensa formalidades. Esse é o meu estilo e ninguém será capaz de mudá-lo. Não mais, nesta idade em que estou. Você não gosta dos meus textos? Atenta só para a forma como me expresso, sem atentar para a essência, ou seja, para o conteúdo? Aceita uma sugestão? Não me leia!!! Passe batido dos meus textos. Pra quê se aborrecer e, sobretudo, “me” aborrecer?! Simples assim.

Mas, voltando ao tema trazido tão intempestivamente à baila pelo meu amigo, essa questão de limite é bastante subjetiva. Já passei por situações em que tive que encarar desafios, físicos inclusive, que achava estarem muito acima da minha capacidade, mas os superei galhardamente, para a minha surpresa. E situações inversas também ocorreram? Ou seja, as de achar que podia fazer algo e, na hora agá, perceber que havia me superestimado? Creio que esse tipo de surpresa (desagradabilíssimo, por sinal) me é infinitamente mais frequente do que o tipo anterior. Para muitos, essa espécie de superestimação da minha parte é irresponsabilidade. Prefiro dar-lhe outro nome, bem mais digno e condizente com a realidade: ousadia.

Como você pode conhecer sua real capacidade se não a testar? Esteja certo, não a conhecerá. Ficará, em seu espírito, sempre e sempre a dúvida de ter batido em retirada precocemente, que a empreitada estava dentro da sua capacidade e nos limites da sua possibilidade. Se não tentar, portanto, jamais saberá se seria capaz ou não de vencer esse obstáculo. Duvidará de si mesmo e esse tipo de dúvida é o pior que existe.

Sobre essa questão de ousadia, alias, há já alguns anos encontrei em meus “achados e perdidos” este poema da escritora Lou Andréas-Salomé, intitulado “Ouse, ouse... ouse tudo!!, que diz: “Não tenha necessidade de nada!/Não tente adequar sua vida a modelos,/nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém./Acredite: a vida lhe dará poucos presentes./Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la!//Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer./Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso:/algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!"//No mais profundo de si mesmo, o nosso ser/rebela-se em absoluto contra todos os limites./Os limites físicos são-nos tão insuportáveis quanto/os limites do que nos é psiquicamente possível:/não fazem verdadeiramente parte de nós./Circunscrevem-nos mais estreitamente do que/desejaríamos".

Ah, você não conhece quem foi essa Andréas-Salomé, de quem nunca ouviu falar? Pois não, faço questão de apresentá-la. Não o critico, porquanto muito intelectual badalado também a desconhece. É tanta gente que orbita nesse mundão literário, que é impossível conhecer ao menos os escritores mais cortejados. Imagine os outros!

Lou Andreas-Salomé, ou Louise Von Salomé, foi uma intelectual de origem, alemã (só esse “Von” do seu nome já denuncia isso) que, no entanto, nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 12 de fevereiro de 1861 e que morreu em 5 de fevereiro de 1937, a exata uma semana de completar 76 anos de idade. Escreveu muito, e bem, mas se tornou conhecidíssima Europa afora não precisamente pela sua literatura, mas pelas pessoas que levou para a cama.

Entre seus amantes (e todos famosos), destaco o poeta austríaco Rainer Marie Rilke (um dos meus preferidos), de quem sofreu forte influência literária. Deste relacionamento, aliás, resultaram suas obras fundamentais como “A humanidade das mulheres” e “Reflexões sobre o problema do amor”. Deixou-nos 21 livros, todos escritos em alemão. Mas não se preocupe, vários deles já foram traduzidos para o português.

Você não ficou, ainda, satisfeito com as referências acima sobre Andreas-Salomé? Faça o seguinte: Compre a excelente biografia dela, lançada não faz muito no Brasil, escrita pelo seu mais meticuloso biógrafo, o francês Stéphane Michaud. Ah, agora complicou de vez? Você não conhece, também, esse escritor? Puxa, precisa se informar mais e melhor. Hoje em dia, há uma infinidade de meios e facilidades para isso. Vá à luta.

Mas... para não dizer que não ajudei em nada, dou-lhe algumas dicas. Já disse que Michaud é francês (com esse nome, está na cara!) Acrescento: trata-se de um professor de Literatura. É pouco ainda? Informo, pois, que leciona na tradicionalíssima Sorbonne. Mais ainda? É editor da prestigiosa publicação literária francesa “Romanticism”. Mais? Ora, ora, ora, passe numa livraria, compre a biografia de Lou Andreas-Salomé que ele escreveu e mate dois coelhos com uma única cajadada. Conheça dois escritores que têm tudo a acrescentar à sua cultura. Ouse! Explore e expanda seus limites...

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: