Sunday, April 25, 2010




Agente do desenvolvimento

Pedro J. Bondaczuk

A Organização Internacional do Trabalho, em recente relatório divulgado em Genebra, concluiu que os “países do Terceiro Mundo deverão criar 38 milhões de novos empregos, anualmente, somente para ocupar as pessoas que chegam à idade ativa”.
No Brasil, estima-se, essa necessidade já é de 3 milhões a cada ano. Como fazer isso, se os capitais, no mundo inteiro, escasseiam e se as empresas apostam cada vez mais na automação e na produtividade, em detrimento da criação de novas vagas profissionais?
A resposta está num outro estudo, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seus especialistas dizem que “para os países do Terceiro Mundo conseguirem um desenvolvimento duradouro, o caminho indicado é o de se concentrar nas pessoas”.
Ou seja, incrementar a formação profissional para fazer de cada indivíduo um instrumento de geração de riquezas. Essa estratégia prescinde de capitais. Depende, apenas, para ser bem-sucedida, da vontade e do preparo de seres humanos.
Em outras palavras, o PNUD aconselha que os vários governos apóiem e dêem facilidades a pequenas e médias empresas. Nelas é que está o futuro desses 38 milhões de cidadãos que terão dificuldades crescentes para a obtenção de empregos.
A entidade sugere, igualmente, com o mesmo objetivo, reformas agrárias conscientes, sérias, inteligentes, para que o trabalhador rural tenha seu próprio pedaço de chão para plantar e não dependa de ninguém para obter uma colocação.
Em suma, o que o mundo mais precisa agora, em especial as nações em desenvolvimento, é de recursos humanos. Um evento, que será realizado no Centro de Convivência Cultural, em Campinas, no dia 16 de agosto, às 19h30, vai enfocar, mediante a apresentação da peça “25 Anos Esta Noite”, do premiado autor Aziz Bajur, exatamente isso.
Pretende mostrar, sem dogmatismos e teorizações, a importância do homem como fator produtivo. A apresentação será aberta ao público e absolutamente gratuita. Vale a pena conferir. É o teatro voltando às suas raízes, de instrumento didático por excelência.
A proposta da peça, dirigida pelo próprio autor, produzida pela V. Teatro e encenada por Paulo Celestino, Carlos Capelety, Cleo Ventura e Paulo Hesse, é a de mostrar o novo papel atribuído ao profissional de recursos humanos, não somente nas empresas, mas na sociedade. Os grandes empreendimentos mundiais surgiram quase do nada. Tiveram suas raízes em pessoas empreendedoras, que possuíam talento, um sonho na cabeça, mas os bolsos vazios.
A oportuna apresentação está sendo organizada pelo Grupo de Recursos Humanos de Campinas e Região com o apoio da Associação Paulista de Recursos Humanos e das Secretarias de Cultura e Recursos Humanos da prefeitura.
O brasileiro tem talento como ninguém. O que precisa é saber utilizar esse potencial. Canalizá-lo em sentido prático e racional. O consultor norte-americano George Gilder afirmou, em certa ocasião: “Nos negócios, a experiência é um ingrato professor: primeiro faz o exame e só depois dá a lição”.
A proposta do GRHUS é a de inverter essa situação. Orientar as pessoas para que descubram e apliquem, em benefício próprio e no da coletividade, seu potencial de criação, de realização, tirando os sonhos de sucesso da cabeça para os tornar concretas realidades. Basta acreditar, querer e saber colocar em prática as lições.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 31 de julho de 1993)

No comments: