Friday, March 13, 2009

REFLEXÃO DO DIA


O que trazemos escondido no fundo da nossa mente, no inconsciente ou no subconsciente não importa, é um mistério insondável para nós e para os outros. Pode ser um impulso irreprimível e inexplicável para o bem, que venha, certo dia, sem qualquer aviso, a aflorar e nos tornar heróis (falo do verdadeiro heroísmo, que é o de salvar, literal ou figurativamente, vidas) ou santos. Mas é possível, também, que lá estejam adormecidos monstros cruéis e sanguinários, incontroláveis demônios, que talvez nunca venham a emergir, ou que, quando menos se esperar, venham furiosamente à tona e causem pasmo e terror não apenas a nós mesmos, mas a todas as pessoas do nosso círculo de relacionamentos. Nunca sabemos quais e quantos impulsos para o bem ou para o mal estão trancados a sete chaves nestes misteriosos e indevassáveis compartimentos da mente, que o escritor John Steinbeck denomina de “lagos secretos”. São inúmeros os casos de pessoas que se comportam com correção e bondade durante boa parte da vida, mas que, subitamente, sem nenhuma espécie de aviso prévio, para surpresa geral, cometem atrocidades imensas. São pais que matam filhos por banalidades; filhos que trucidam pais para antecipar a posse de heranças; cônjuges que juravam mútuo amor eterno e que, subitamente, assassinam a pessoa que garantiam amar, com requintes de crueldade e, não contentes, retalham os cadáveres, no afã de ocultar o horrendo delito. Há casos e mais casos como esses a abarrotarem as páginas policiais dos jornais do mundo todo. Nunca sabemos se o nosso é um lago sereno, repleto de vida, plácido e benigno, com inúmeros peixes a nadar, ou se é o tão falado Lochness da Escócia, com seu suposto monstro a aterrorizar os que passam nas suas cercanias.

1 comment:

Anonymous said...

Pedro, gostei - muito - do teu artigo escrito no "Comunique-se" sobre a instransigência de um amigo teu (de mente fechada) que insiste - ninguém sabe por qual motivo -em negar que CHICO ANÍSIO é um escritor que tem, ao escrever, uma inspiração invejável.

Sou nordestino, radicado em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, e admiro, incondicionalmente, meu conterrâneo.

Quem dera que, nos muitos "brasis" espalhados neste País de dimensões continentais, nós tivéssemos milhões de Franciscos de Paula no quilate do cearense que, não sei porque "cargas d´água" - como se diz, com frequência, aqui na região - a Rede Globo congelou este intelectual: símbolo de orgulho dos brasileiros.

Parabéns e um abraço fraterno!!!

Em tempo: eu também escrevo para um blog. www.blogdocapote.com

E-mail: mazinhocapote@hotmail.com