Tuesday, December 26, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Arquivo do site oficial da A. A. Ponte Preta)

PREFIRO ESPERAR MAIS UM POUCO

O treinador da Ponte Preta – na companhia do diretor de futebol do clube, Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho – anunciou, em entrevista coletiva, na quinta-feira, de forma oficial, as contratações da Macaca para o início da nova temporada. Os nomes, frise-se, decepcionaram a torcida, que esperava jogadores mais conhecidos e mais rodados no futebol brasileiro e até no exterior. Da minha parte, prefiro esperar mais um pouco, pelo menos o início da pré-temporada, prevista para começar já a partir da quarta-feira da semana que vem, antes de emitir qualquer opinião. Não quero cometer nenhuma injustiça. Às vezes, um atleta não é muito conhecido, mas se encaixa bem na equipe e surpreende, do lado positivo, com atuações marcantes. Espero que seja este o caso. Oito jogadores, conforme Wanderley revelou, já estão com a situação contratual definida com a Ponte, e é hora da torcida começar a se acostumar com essas novas caras. São eles: Ismael, volante e Zacarias, zagueiro (ambos do São Raimundo); Anderson Luiz, atacante (Londrina); Julian, volante (Rio Preto); Jonathan, lateral (Goiânia), Emerson, zagueiro (Paraná) e Anderson, zagueiro (Paulista). Fica a expectativa, ainda, quanto ao acerto com o atacante Castor, que defendeu o Gama na temporada passada, cujo passe está vinculado ao Atlético Paranaense, onde o atleta faz tratamento médico para se recuperar de um problema no púbis.

GUARANI PERDE, DE GOLEADA, NO TAPETÃO

Oito a zero contra. Foi esse o “placar” do julgamento do recurso do Guarani, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no famoso “Caso Gilson”. Foi mais uma (e creio que derradeira) batalha perdida pelo Bugre, no tapetão, em sua tentativa desesperada para recuperar os três pontos que perdeu, no Campeonato Brasileiro da Série B deste ano, por determinação da FIFA. Caso houvesse uma reversão dessa decisão, o clube permaneceria na segunda divisão do Brasileirão em 2007, o que seria dos males o menor. Nem isso conseguiu. Como se vê, vai ter que se conformar, mesmo, com o rebaixamento e ponto final. Fica a pergunta: se o envolvido nessa questão fosse, por exemplo, um Corinthians, ou um Flamengo, ou um Fluminense, ou outro clube qualquer, dos chamados “grandes”, haveria tamanha intransigência e tanto rigor? Ouso responder que não! Por essas e outras é que concluo, desolado, que o futebol já há muito deixou de ser uma competição, com isonomia de tratamento a todos os competidores, para se transformar num jogo de cartas marcadas.

MUDANÇA DE MENTALIDADE

Insisto na minha tese de que a Ponte Preta, mais do que um plantel de grandes nomes, precisa de uma mudança, urgente, na sua mentalidade, na filosofia de jogo que vem adotando de uns dez anos para cá, com resultados pífios, quando não desastrosos. O time tem que deixar de lado, urgente, sem mais nenhuma demora, essa verdadeira obsessão defensiva que já dura uma década e montar um esquema ousado, pra frente e nitidamente ofensivo. Para isso, precisa contratar jogadores adequados, com mentalidade vencedora. Essa história de jogar sempre com dois zagueiros rebatedores e três volantes idem, razoáveis na marcação, mas péssimos na saída de bola, já encheu. A torcida não agüenta mais esse tipo de jogo medroso, essa descarada retranca, esse incompreensível ferrolho. Chega! Prefiro (e tenho certeza que a maioria dos torcedores compartilha da minha preferência), um time que possa levar, por exemplo, três gols e ainda assim sair vencedor, porque seu ataque fez quatro. Perder por 1 a 0 é a mesma coisa quer perder de dez, em termos de perda de pontos! É derrota, e ponto final! Além do que, a equipe, atuando da forma covarde e sem imaginação dos últimos dez anos, se torna absolutamente previsível, pratica um futebol digno do circo dos horrores e vira saco de pancada até de timinhos inexpressivos, de porte igual ou inferior ao seu. Está mais do que na hora de mudar!

GAROTO REVELAÇÃO FAZ HISTÓRIA

O garoto Felipe, de apenas 18 anos, uma das poucas revelações do Guarani na desastrosa temporada de 2006, está fazendo história. Fez um acordo com o Bugre, que teve perdoados os três meses de salário que lhe devia, e assinou contrato com o Anderlecht, da Bélgica, um dos bichos-papões do futebol desse país, onde terá a oportunidade de disputar, quem sabe, até uma Copa da Uefa. “E onde estaria o fato histórico, no caso?”, perguntaria o torcedor bugrino. Ocorre que Felipe se tornará o primeiro jogador brasileiro a vestir a camisa desse importante clube europeu. O atleta, como se vê, saiu-se muito bem em toda essa situação. Mal deu os primeiros passos na carreira, e já recebe uma oportunidade de ouro para se projetar e fazer, quem sabe, uma ponte para um time de maior expressão no cenário futebolístico europeu, da Espanha, de Portugal ou da Itália. E o Guarani, como clube revelador, o que levou? Praticamente nada! Apenas não terá que pagar os três meses de salário que devia ao atleta. Desse jeito, não é de se estranhar que o Bugre tenha que disputar, em 2007, a série A-2 do Campeonato Paulista e a C do Brasileirão. Quem te viu e quem te vê!!!

PONTE AINDA PROCURA MATADOR

Rodrigo Tiuí, ao que se propala, estaria, mesmo, com um pé na Ponte Preta. Mas sua possível vinda para o Majestoso não teria nada a ver com as negociações com o Santos, em torno do passe do lateral-direito Nei. Até porque, seu vínculo está preso ao Fluminense. Todavia, tudo leva a crer que o jovem atacante não teria espaço algum no tricolor das Laranjeiras se permanecesse no clube carioca, principalmente após as contratações de Rafael Moura, ex-Corinthians, e de Alex Dias, ex-São Paulo. Para não desvalorizar o jogador, o Fluminense estaria disposto a ceder o meia-atacante para a Ponte Preta, por empréstimo, até o final da temporada de 2007. Reitero o que escrevi a respeito na coluna passada. Ou seja, que Rodrigo Tiuí já mostrou, no próprio Fluminense, no Noroeste e no Santos, que é um atacante “interessante”, rápido, de bom domínio de bola e fazedor de gols. Mas ele ainda não é o centroavante matador que a Ponte Preta tanto precisa. No máximo, seria excelente coadjuvante dessa figura, hoje tão rara e cobiçada no futebol brasileiro, que a diretoria precisa trazer com a máxima urgência. Seria o Tico, esse homem-gol? Pode ser! Seria o Geilson, do Santos? Talvez! Mas a Ponte não pode é passar mais uma temporada sem esse centroavante de referência!

EXPECTATIVA QUANTO ÀS JOVENS PROMESSAS

Vai começar, no final da semana que vem, mais uma edição da cada vez mais “inchada” Copa São Paulo de Futebol Junior. Serão 64 clubes, formados por garotos com menos de vinte anos, ávidos por mostrar as suas grandes “promessas”, muitas das quais já vestem a camisa titular de muitos deles. Vai ser uma festa para os empresários, atentos nas revelações, antecipando a possibilidade de lucros milionários em futuras negociações, notadamente com o exterior. Para nós, campineiros, fica a expectativa quanto à participação de nossas três equipes profissionais, Ponte Preta, Guarani e Campinas, que nas últimas cinco ou seis edições demonstraram extrema fragilidade, tiveram performances decepcionantes e foram eliminadas por timinhos inexpressivos, de aluguel, o que se refletiu, diretamente, nas respectivas categorias profissionais. Nas duas últimas Copas São Paulo, convém ressaltar a bem da justiça, o Águia, do Edmar e do Careca, foi quem salvou a honra do tão debilitado futebol campineiro, conseguindo, pelo menos, passar para a fase do mata-mata. Foi pouco? Foi! Mas melhor do que nada.

RESPINGOS...

· O tarimbado e super-rodado Edmundo, de inegáveis virtudes técnicas, mas bastante problemático por causa das besteiras que diz e principalmente faz, fala em encerrar a carreira no Palmeiras em 2007, time que lhe deve muitas das suas conquistas e cuja torcida lhe devota carinho e respeito.
· O veterano Romário, prestes a completar 41 anos, que acalenta a obsessão de fazer mil gols (faltariam apenas 13 para completar essa marca), ainda desperta enorme interesse num montão de clubes. Os dois mais citados, de uns tempos para cá, são o Bragantino e a Portuguesa. Será que o Baixinho vai disputar pelo menos um Campeonato Paulista antes de pindurar as chuteiras? Tenho minhas dúvidas!
· O meia Rozenbrink, há não muito, foi cantado e decantado em verso e prosa como sendo um craque. Não foi, porém, o que mostrou no Palmeiras, onde teve uma decepcionante passagem. Agora, está de regresso a Recife, mais especificamente ao Santa Cruz, de crista bastante baixa.
· O veteraníssimo Antônio Carlos está de regresso à Vila Belmiro. Sempre se deu bem sob o comando de Wanderley Luxemburgo. O zagueiro acaba de assinar contrato com o Santos para a disputa do Campeonato Paulista.
· Quando tudo parecia resolvido, com o fim do caso Nilmar, com o ótimo centroavante permanecendo por mais um ano no Parque São Jorge, eis que o Lyon, detentor do seu passe, manifestou forte interesse de ter seu matador de volta. E, assim, a novela continua.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: