Monday, December 11, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Jefferson Bernardes/VIPCOMM e arquivo do site oficial da Ponte Preta)

FIM DE SEMANA SEM FUTEBOL

Não existe nada mais chato, para um cara viciado em futebol, como eu, do que esse período de férias dos jogadores. Ainda bem que tenho TV a cabo e pude acompanhar, neste fim de semana, algumas partidas dos campeonatos espanhol e italiano. Mas não é a mesma coisa. Prefiro as competições domésticas, os diz-que-diz-que das torcidas, as reclamações dos treinadores sobre as arbitragens, o desempenho dos jogadores sobre os quais voltamos nossas atenções no dia-a-dia e assim por diante. Na ausência desses espetáculos – que tecnicamente têm deixado muitíssimo a desejar de uns tempos para cá – tenho que me contentar, mesmo, com os malabarismos e gols do Ronaldinho Gaúcho, pelo Barcelona, ou de Mancini, pela Roma, entre outros brasileiros que brilham por gramados europeus. Nesse período de pobreza do noticiário, o que mais tem, na imprensa e na boca das torcidas, são especulações de todos os tipos, principalmente as que se referem a contratações e dispensas dos clubes. A maioria não passa, mesmo, de balões de ensaio. O difícil é fazer a filtragem correta de todo esse buchicho.


NEM SEI SE SÃO REFORÇOS

Na Ponte Preta, estão confirmadas três novas contratações: os volantes João Marcos (emprestado pelo Marília até o final da temporada) e Ismael, do rebaixado São Raimundo de Manaus e o zagueiro Zacarias, igualmente oriundo do clube amazonense. Convenhamos, não são nomes que entusiasmem a torcida. Não dá, sequer, para afirmar que se tratem de “reforços”. Em todo o caso... não é justo julgar sem antes ver os novos contratados em atividade, na pré-temporada que se avizinha (faltam 24 dias). O que irrita o torcedor pontepretano é essa mania do clube por volantes. A rigor, não é essa a posição mais carente da Ponte. O que a torcida espera, com ansiedade, é a vinda de um centroavante matador, desses que, de fato, empurrem a bola um monte de vezes para as redes e resolvam jogos. E também, claro, um meia, com reconhecidas qualidades técnicas, jogador que a Macaca, no momento, não tem. Especula-se que o atacante Tico, que fez um excelente campeonato em 2005 e que atualmente joga na Coréia do Sul, estaria acertando seu retorno ao Moisés Lucarelli. Esta, sim, seria uma contratação interessante. As outras... não empolgam nem o mais fanático e ingênuo dos torcedores, convenhamos.

NO GUARANI, ABUNDAM ESPECULAÇÕES

O Guarani, no aspecto de contratações para a temporada de 2007, está pior até do que a Ponte Preta. A Macaca, pelo menos, já tem três caras novas para mostrar à torcida. O Bugre, nem isso. Sobram especulações e faltam fatos pelos lados do Brinco de Ouro. Anuncia-se, por exemplo, o interesse bugrino no veterano Márcio Rocha e no jovem Everton, ambos do Rio Branco de Americana, o que foi confirmado, inclusive, (posto que com reservas) pelo técnico Waguinho Dias. A exemplo da Ponte, no entanto, não seriam contratações (caso de concretizem) de moldes a entusiasmar quem quer que seja. São jogadores comuns, em nada melhores do que vários que foram dispensados pelo clube recentemente. Comenta-se, também, pelos lados do Brinco de Ouro, a possibilidade da vinda de Max Carrasco (zagueiro) e Jackson (atacante), ambos da Ferroviária de Araraquara, que se sagraram, recentemente, campeões da Copa Federação. Seria uma aposta de risco. Caso fosse o treinador bugrino, todavia, eu apostaria em ambos. São jogadores jovens, com uma vontade enorme de se projetar no futebol, e que mostraram, em campo, um certo talento. Claro que não passam, ainda, de promessas. Mas Edílson, quando veio para o Guarani, estava nas mesmas condições e deu no que deu. Acabou participando da conquista do pentacampeonato mundial na Ásia, sob o comando do Felipão.

TÊNUE LUZ DE ESPERANÇA?

Nem o Campinas escapa de especulações neste período de recesso do futebol brasileiro. Corre um rumor pela cidade, não se sabe vindo de onde, que um dos quatro clubes que obtiveram o acesso da Série B para a Série A-3 do Campeonato Paulista, União Mogi, Votoraty, Catanduvense e Linense (não se esclareceu qual deles), não teria condições de apresentar um estádio de acordo com as exigências da Federação para a disputa da competição. Se for verdade (ninguém confirma e nem desmente essa especulação), o Águia ocuparia essa vaga, já que chegou em 5º lugar. Tomara que não se trate de mero boato. Seria muito bom para o futebol de Campinas, tão duramente castigado com os rebaixamentos de Guarani e Ponte Preta neste trágico 2006, esse inesperado acesso, pos a cidade teria, assim, representantes nas três divisões paulistas. Acho difícil que isso ocorra, mas, em todo o caso... Vendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.

ESSA, SIM, FOI GRANDE CONTRATAÇÃO

A melhor contratação da Ponte Preta, até aqui, não foi de nenhum craque para reforçar o seu desmilingüido elenco, mas de um profissional de extrema competência, para ser uma espécie de supervisor de futebol do clube, em todas as suas categorias. Refiro-me a Cristiano Nunes, que trabalhou com Abel Braga na Macaca em 2004 e acompanhou esse treinador, quando esse deixou a cidade. Esteve no Flamengo, no Fluminense e, ultimamente, estava no Tókio Futebol Clube, do Japão. Caberá a esse profissional a tarefa de dar condicionamento físico ideal a todos os jogadores pontepretanos e, em especial, aos das categorias de base, já que o clube anuncia aos quatro ventos que voltará, em 2007, às suas origens, como “fábrica” de craques (como, aliás, foi em passado recente). A Ponte já havia dado um grande passo nesse sentido, quando trouxe para Campinas o consagrado treinador, revelador de novos talentos, Adailton Ladeira, que fez um trabalho notável com os meninos do Corinthians. Outra contratação de destaque da Macaca foi a de um dos seus maiores ídolos de todos os tempos, o Carlão, para ser o novo treinador de goleiros. Quem já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, em dois mundiais, convenhamos, conhece, e muito, do riscado.

DEVE DAR A LÓGICA NO JAPÃO

A Copa Toyota, disputada todos os finais de ano no Japão, agora encampada pela FIFA, e considerada, notadamente no Brasil, como um mundial interclubes, já tem definidos os jogos das semifinais. Ou seja, já se conhecem os adversários dos dois favoritos à conquista do título, o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e o Internacional de Abel Braga. O Al-Ahly, do Egito, derrotou o Auckland City, da Nova Zelândia, por 2 a 0, e vai enfrentar o campeão da Libertadores da América na seqüência. Já o América do México suou a camisa para vencer o desconhecido Jeon Buk da Coréia do Sul, dos brasileiros Bote e Zé Carlos (que passou pela Ponte Preta), por 1 a 0. Os mexicanos serão, portanto, os adversários do todo-poderoso time catalão, bi-campeão espanhol e ganhador da última Copa da UEFA. A tarefa do Inter, contra o representante egípcio, me parece mais fácil, embora nunca se saiba. Todavia, tudo leva a crer que vai dar a lógica na final. Ou seja, que Barcelona e Internacional é que vão decidir quem vai levar a Copa Toyota para casa, com ligeiro favoritismo para o esquadrão de Beletti, Silvinho, Edmilson, Deco, Ronaldinho Gaúcho & companhia.

RESPINGOS...

· O Corinthians, tudo leva a crer, deu uma tacada certeira, ao contratar o jovem centroavante Jailson, do Paulista de Jundiaí, para a próxima temporada. O jogador chamou a atenção ao marcar cinco gols na goleada do seu time, sobre o Paysandu, por 9 a 0, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O garoto parece que tem futuro!
· Outra contração polêmica foi a feita pelo Palmeiras. E não se trata de nenhuma estrela dos gramados, mas do treinador Caio Junior, cuja façanha maior foi a de levar o Paraná à Copa Libertadores da América de 2007. Será que vai dar certo? Sem jogadores de reconhecida categoria, creio que não.
· Fechando o ciclo de informações sobre os três chamados “grandes” da Capital, o São Paulo anunciou, no início da semana passada, o substituto de Danilo, que está indo para o Japão. Trata-se do meia Hugo, revelação do Flamengo, que passou pelo Juventude e Corinthians e que, neste ano, foi um dos destaques do Grêmio no Campeonato Brasileiro.
· Por falar em São Paulo, o volante Mineiro ainda não reformou contrato com o tricolor. O ex-atleta da Ponte Preta está, hoje, tão valorizado, que pode jogar no clube que quiser, do Brasil ou do Exterior.
· Todos esperam, com grande expectativa, o listão de dispensas da Ponte Preta. Ao que se apurou, 80% dos jogadores que levaram a Macaca para o buraco vão deixar o clube. E já vão tarde! Esbanjaram incompetência e mediocridade! Certamente não deixarão saudades.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: