Tuesday, June 28, 2011







Vídeo-História


TV RECORD

A TV Record completa, dentro de nove dias, 31 anos de existência, constituindo-se na mais antiga de nossas emissoras ainda em atividade e na segunda a ser criada no País (a primeira foi a TV Tupi). Nessa longa trajetória, já foi o canal líder de audiência e fez escola na televisão.

Apresentou desde novelas de extraordinário sucesso, até os históricos festivais de música popular, que revelaram nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e tantos outros. Foi a responsável pela difusão do chamado "iê-iê-iê", através do programa "Jovem Guarda", com Roberto Carlos e seu grupo. E conta, em seu currículo, com muitos outros feitos.

Em 1968, a atração imbatível no Ibope era a célebre "Família Trapo", que reunia Ronald Golias, Renata Fronzi, Jô Soares, Cidinha Campos, Zeloni e Guto, sob o comando de Carlos Manga. Proporcionalmente, nenhum programa atual (ou de qualquer outra época) conseguiu igualar sua audiência.

Para se ter uma idéia da sua aceitação, basta afirmar que em 5 milhões de televisores existentes na época em todo o País (e na ocasião não existiam ainda as redes nacionais), esse humorístico era assistido, em média, em três milhões de receptores. Ou seja, semanalmente tinha um pública espectador maior do que aquele que ía aos estádios de futebol de São Paulo em um ano.

Ressalte-se que nesse período (o do auge do fenômeno Pelé), as praças esportivas tinham uma freqüência fabulosa, se comparada à que se registra atualmente. Notável, não é mesmo?

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 18 de setembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: