Thursday, June 23, 2011







PERFIL


MAITÊ PROENÇA


A figura de Domitila de Castro Canto e Mello, a Marquesa de Santos, a grande paixão do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I, é revivida, na televisão, por uma atriz que reúne, à sua extraordinária beleza, inteligência, cultura e muito talento. Referimo-nos a Maitê Proença Gallo, ou simplesmente Maitê Proença, paulistana, de 26 anos de idade, que está conquistando os telespectadores brasileiros.
Seu ingresso na TV foi quase por acaso. Maitê, que já foi professora e tradutora de inglês e francês, fazia teatro experimental com o grupo de Antunes Filho, quando foi convidada pelo autor teatral, e seu amigo, Mário Prata, para viver um papel na novela “Dinheiro vivo”, na extinta TV Tupi, que ele estava lançando. Ficou muito relutante, temendo acúmulo de atividades, mas acabou aceitando o desafio. E nunca mais deixou a televisão.
O desempenho de Maitê Proença foi tão bom nesse seu primeiro trabalho que, logo, recebeu convite da saudosa Janete Clair para atuar em “Coração alado”. Um acidente, contudo, impediu que ela estreasse na Globo nessa novela. Sua estréia ocorreria um pouco mais tarde, em “As Três Marias”. Ainda na emissora do Jardim Botânico, a atriz teve a oportunidade de viver as emoções de “Jogo da vida” e “Guerra dos Sexos”.
Maitê fez, também, um filme, “Prova de fogo”, e uma peça teatral famosa, ao lado de Armando Bogus, “Mentiras alucinantes de um casal feliz”. Ela considera o papel de Domitila de Castro o maior desafio da sua carreira, porque ele lhe dá a oportunidade de resgatar para o grande público uma figura de grande importância na história do Brasil.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, TV, do Correio Popular, em 24 de agosto de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: