Friday, June 17, 2011







Vídeo-História


O VÍDEOTEIPE

O valioso recurso do vídeoteipe começou a popularizar-se no Brasil a partir de 1968. Quando foi introduzido, porém, causou um grande choque no meio televisivo, sendo a causa de demissão de milhares de profissionais da televisão em todo o País.

A TV Gaúcha de Porto Alegre, por exemplo, antes do advento desse importante meio de gravação simultânea de som e de imagem, tinha 244 empregados, entre cantores, cenotécnicos, iluminadores, produtores, etc.

Com a introdução do teipe, o quadro de funcionários da emissora reduziu-se a apenas 41 pessoas, ou seja, seis vezes menos. Esse recurso fez com que surgissem as redes nacionais, com quatro ou cinco canais produzindo seus próprios programas e os demais, espalhados por todo o Brasil, transformando-se em meros retransmissores.

Esse quadro persiste até hoje, mas isso não desmerece a grande importância, principalmente em termos de evolução na qualidade das produções, que tem sido proporcionada pelo extraordinário recurso do vídeoteipe.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 11 de setembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: