Wednesday, June 29, 2011







Anote e Confira


TREM PAGADOR

Um filme rodado em 1962, em preto e branco, abordando um fato verídico ocorrido no Rio, em 1960, é a nossa indicação de hoje aos leitores. Trata-se de "O Assalto ao Trem Pagador", dirigido por Roberto Farias, e que, aliás, já foi mostrado na Globo, há alguns anos.

Muita gente pensa, equivocadamente, que o cinema brasileiro apenas começou a despontar na metade da década passada e que tudo o que se fez anteriormente se resumiu a "chanchadas". Engano e desinformação.

É bom que as pessoas não se esqueçam que "O Pagador de Promessas" conquistou a Palma de Ouro, em Cannes, em 1961. E poderíamos citar muitos outros trabalhos de grande valor do passado. O filme de hoje tem duas particularidades que nos chamam a atenção: o grande desempenho de Eliezer Gomes (ator que depois praticamente desapareceu) e Grande Otelo, vivendo um dos raros papéis dramáticos de sua carreira. No elencom entre outros, estão ainda Reginaldo Farias, Ruth de Souza e Átila Iório. Confira. Rede Globo, canal 12, às 22h15.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 21, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 4 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: