Thursday, June 09, 2011







Vídeo-História


IVANI RIBEIRO

Ivani Ribeiro, desde há muitos anos, e até 1983, rivalizou com a falecida Janete Clair como bem-sucedida autora de novelas. Em 1974, por exemplo, um trabalho de sua autoria emocionou os apreciadores desse gênero e deu oportunidade para que o público assistisse a magistrais interpretações de uma das maiores atrizes deste país, hoje um tanto sumnida dos vídeos, Cleyde Becker Yáconis (irmã caçula de Cacilda Becker). Foi na novela “Os Inocentes”, que foi apresentada pela extinta TV Tupi, no horário das 19h45.
Narrava a história de uma mulher que na infância assistiu a toda uma cidade, a fictícia Roseiral, humilhar sua mãe, solteira e desamparada. Juliana (personagem vivida por Cley7de), deixou a localidade onde nasceu para fugir da reprovação pública, retornando, apenas, aos 50 anos de idade, para vingar-se de todos.
A novela, na ocasião, ocupou os primeiros lugares de audiência, competindo com a já então todopoderosa Globo. Tinha um elenco de primeiríssima linha onde despontavam, além de Cleyde Yáconis, Gianfrancesco Guarnieri, Cláudio Correa e Castro, Luís Gustavo e Rolando Boldrin. Foi, sem dúvida, um dos momentos marcantes da história da telenovela. E também da carreira de Cleyde, que começou a atuar no vídeo praticamente junto com o surgimento da TV, em 1950, no saudoso !Grande Teatro Tupi, numa época em que nem se cogitava de vídeo-teipe e quando as grandes peças nacionais e internacionais eram interpretadas ao vivo pelos atores.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 13 de novembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: