Thursday, February 09, 2012







Por dentro da TV


O GRANDE MOMENTO DE FERNANDA TORRES

A atriz Fernanda Torres, que esteve segunda-feira em nossa cidade comandando um desfile de modas no Shopping Center Iguatemy Campinas, está vivendo, sem dúvida alguma, um momento marcante na sua já brilhante carreira. De todas as personagens da novela "Eu Prometo" (trabalho em que está atuando, na Rede Globo, às 22 horas), a sua, a desequilibrada Deise, é sem dúvida alguma a mais perturbadora e a mais difícil de representar. Fernanda Torres interpreta uma moça com profundo problema psicológico (muito ao contrário do que ela é), e dá tal intensidade ao papel, que muitos chegam a acreditar que a atriz seja assim mesmo fora do vídeo.

Não bastasse a Deise, em "Eu Prometo", ela ainda está fazendo uma das peças teatrais mais difíceis, "Rei Lear", do imortal inglês William Shakespeare. Ironicamente, nesse trabalho, Fernanda vive, também, uma personagem "perturbadora", totalmente desequilibrada, ou seja, a bela Cordélia, filha do desditoso monarca. Se para representar personagens normais um ator já tem que projetar, arrancar de si, uma carga emocional violentíssima, imaginem ter que viver figuras malucas! É necessário muito, mas muito mesmo, talento, além de uma grande autodisciplina.

A Deise, em "Eu Prometo", divide até mesmo os telespectadores. Ao mesmo tempo em que desperta simpatias, em virtude da sua profunda perturbação, causa repulsa por algumas atitudes aéticas, como a interferência ostensiva nas vidas de Albano (Ney Latorraca), Conrado (Kadu Moliterno) e da própria irmã Adriana (Júlia Lemmertz).

Por tudo isso, é, sem dúvida alguma, o melhor trabalho em televisão dessa talentosa atriz que, a despeito de sua pouca idade, já pode ser considerada uma estrela de primeira grandeza do vídeo, palco e tela.

DEBATE NA CULTURA

Se estourar uma guerra nuclear, qual a implicação que isso trará para o Brasil? Se você quiser conhecer esta resposta, e muitas outras sobre este atualíssimo tema, sintonize hoje a Rádio e Televisão Cultura, às 22 horas, oportunidade em que a emissora promove a estréia de um novo programa, o RTC Debate. Especificamente para discorrer sobre a guerra nuclear, vão estar presentes vários especialistas da área. Mas o assunto não vai ser enfocado friamente, em monótonas exposições esotéricas, cheias de expressões científicas. Haverá uma ampla participação popular, com pessoas de comunidades envolvidas diretamente nos debates, que serão ao vivo. Será formada, inclusive, (e não apenas nesta primeira apresentação, mas também nas demais), uma bancada para o povo, onde quem quiser, poderá questionar os especialistas convidados.

O lançamento do programa é bastante oportuno, ainda mais debatendo esse tema, que se torna envolvido em maior momentaneidade em virtude da entrada, nos principais circuitos de cinema nacionais, do rumoroso filme "O Dia Seguinte", (cuja estréia em Campinas, no Cine Ouro Verde, ocorrde hoje), abordando as conseqüências de uma possível (Deus que nos livre!) guerra atômica.

Você, que é um leitor bem informado e consciente, tem, portanto, uma boa programação para esta semana: assista no Cine Ouro Verde ao filme e depois sintonize na Cultura, no RTC Debate, hoje, às 22 horas. Afinal, não adianta fugir de assuntos desagradáveis. Temos que encará-los com coragem, até mesmo com disposição de fazer algo de prático a respeito, para não nos tornarmos como a avestruz, que na presença de algum perigo iminente, esconde a cabeça na areia, deixando o corpo desprotegido.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 26, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 19 de janeiro de 1984).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: