Monday, August 01, 2011







Vídeo-História


ZÉ DO CAIXÃO

O cineasta José Mojica Marins, há muito tempo fora da TV, há 16 anos era um artista muito disputado por diversos canais, sempre mostrando histórias de terror. Um de seus períodos mais férteis, em que era requisitado para inúmeras apresentações, foi 1968. O Zé do Caixão, como sempre foi conhecido nos meios artísticos, começou esse ano atuando na Bandeirantes, canal 13, onde apresentava, às sextas-feiras, a partir das 23 horas, o programa “Além, muito além do além”.
Menos de seis meses depois, Mojica era contratado pela TV Tupi. No dia 9 de julho de 1968 começava a gravar o programa de estréia no canal 4, que seria mostrado no sábado seguinte, às 23 horas. A produção era de Antônio Abujamra e da primeira história, além do próprio Zé do Caixão, participavam os atores Lima Duarte e Ina Lisboa.
O título de estréia desse trabalho na TV Tupi foi “O Açougueiro”, cujo enredo baseava-se num fato verídico, ocorrido na década de 50 em São Paulo. O detalhe é que todas as cenas externas foram gravadas no Cemitério do Araçá, na capital paulista, o que deu um toque bem mais realista e aterrador à história. Esse programa, que permaneceu um bom tempo no ar, levava o nome de “Zé do Caixão”.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 20 de novembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: