Wednesday, August 17, 2011







Vídeo-História


NOVELAS DA EXCELSIOR

Dizer que atualmente a Globo domina, absoluta, o setor de novelas na TV, não é nenhuma novidade. Mas nem sempre as coisas foram tão favoráveis, nesse aspecto, para a emissora do Jardim Botânico.
Em 1968, por exemplo, o grande sucesso, em termos de telenovela, era “A pequena órfã”, apresentada pela TV Excelsior, que tinha mais de um milhão de espectadores (38% de audiência em São Paulo), onde trabalhava a garotinha Patrícia Ayres, então com 5 anos (hoje ela tem 21), filha do ator Percy Ayres. O detalhe curioso, na época, é que o pai da menina era contratado da TV Record.
Não se sabe por que razão (ninguém consegue explicar bem), ocorreu a brusca retirada de Patrícia de “A pequena órfã”. O fato é que ela deixou a novela e, por causa disso, os autores foram forçados a proceder a profundas modificações no enredo. Depois da saída da garotinha, a audiência sofreu uma queda brusca, o que determinou a abreviação do seu fim.
Na época, a Globo estava estreando a Segunda novela de Janete Clair, “Passo dos ventos”, que reunia, pela primeira vez, um par romântico que faria muito sucesso posteriormente na TV: Glória Menezes e Carlos Alberto. Outro detalhe importante dessa história é que muitas das suas cenas externas foram gravadas no Haiti, o que, há 16 anos, era uma enorme ousadia.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 9 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

1 comment:

Anonymous said...

Todo mundo sabe o porque da saída da atriz mirim da novela. Resta perguntar aos "dois diretores em cena", tão bacanas que são, de quem foi a brilhante idéia do suborno.