Wednesday, August 31, 2011







Por dentro da TV


"O Bem Amado" não vai acabar

Uma boa notícia para os fãs do "prefeitão" Odorico Paraguaçu: o seriado "O Bem Amado", que a Rede Globo vinha apresentando uma sexta-feira por mês e que estava previsto para não mais ser levado ao ar neste ano, não vai mais acabar. A Globo resolveu atender, tanto os abaixo-assinados do elenco e dos jornalistas, quanto diversas solicitações feitas por telespectadores, através de cartas e telefonemas, e decidiu manter a programação.

Diante do fato consumado, o autor, Dias Gomes, também voltou atrás e vai continuar escrevendo os textos, brasileiríssimos e cheios de verdade, nesta sátira política de maior sucesso na atualidade, provavelmente em todo o mundo. É bom lembrar que a história que gerou a série, ou seja, a novela "O Bem Amado", foi escrita há exatamente dez anos, em 1974, quando era apresentada no horário das 22 horas.

À medida em que o tempo passou, mais o povo foi identificando certos personagens da história com pessoas reais, que vivem em suas respectivas comunidades. É este toque de autenticidade, de verossimilhança, de brasilidade que dá todo o encanto ao seriado. E por isso, ele não poderia acabar.

O jornalista Arthur da Tavola, outro dia, escrevendo sobre Dias Gomes, lembrou um detalhe muito importante. A maioria das novelas (para não dizer todas) da nossa TV tem um caráter universalista. Qualquer delas poderia se passar em qualquer cidade dos Estados Unidos ou da Europa. Entretanto, as histórias de Dias Gomes são características. Elas têm tal abordagem, que o seu cenário jamais poderia ser outro país, que não o Brasil.

Aplausos, portanto, para a Rede Globo, que mais uma vez atendeu o destinatário de toda a sua programação: o telespectador.

Record nas Olimpíadas

A TV Record tem planos de fazer uma das melhores coberturas das Olimpíadas de Los Angeles (que serão realizadas de 28 de julho a 12 de agosto deste ano), mobilizando todos os seus recursos para que o telespectador se sinta bem servido. Para situar a todos nas diversas modalidades, a exemplo do que já fez a Rede Globo, criou boletins diários a respeito do evento, que começam a ser transmitidos nesta segunda-feira, às 23 horas.

Mas a preparação para os Jogos Olímpicos, por parte da emissora do Aeroporto, não vai ficar só nisso. A partir de março, e em 22 quintas-feiras seguidas, a Record apresentará programas completos, no mesmo horário dos boletins, abordando aspectos históricos das Olimpíadas, como por exemplo a sua origem, quando começaram a ser disputadas na era moderna , quem foi Jesse Owens, e assim por diante. Um grande aperitivo para aquilo que, temos certeza, será uma cobertura com a marca Record: de excelente qualidade.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, Tevê, do Correio Popular, em 7 de janeiro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: