Friday, August 05, 2011







PERFIL


SUZANA VIEIRA


A novela “Partido Alto”, que se encaminha para o final, tem como uma de suas principais atrações a personagem Gilda. Mulher bonita, frágil e um tanto desligada, é aquela adorável maluquinha, cheia de surpresas e de feminilidade, ideal da maioria dos homens. A atriz que dá vida a essa figura marcante é uma das mais conhecidas, talentosas e experientes do meio artístico nacional, com uma infinidade de trabalhos em televisão, cinema, teatro e shows. Trata-se de Suzana Vieira, cuja participação em novelas é tão grande, a ponto de ser impossível a lembrança de todas em que já atuou, tal a sua quantidade.
As que ninguém pode esquecer, contudo, no nosso entender, pelo desempenho de Suzana, são nove, além de “Partido Alto”: “Almas de Pedra” (na extinta TV Excelsior), “O Bofe”, Pigmaleão 70”, “O Espigão”, “Anjo Mau”, “Escalada”, “A Sucessora”, “Os Gigantes” e “Baila Comigo”. O trabalho da atriz em todas essas novelas é algo para ser sempre mostrado até mesmo em cursos de arte dramática, para ensinar, aos que aspiram a essa fascinante e espinhosa carreira, como se representa.
No teatro, sua participação não foi menor. Destacamos, pela picardia da sua atuação, a peça “As Tias”, da dupla Aguinaldo Silva e Doc Comparato. Mas poderíamos desfiar um rosário interminável de sucessos no palco, tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro.
Suzana Vieira é o que se pode chamar de artista completa. Canta, dança, representa e dá vida a qualquer papel, por mais exótica que seja a personagem. Um exemplo do seu ecletismo é o vitorioso show na boate O Beco, em São Paulo, denominado “Folias”, de autoria de Abelardo Figueiredo, onde contracenou com o cantor Pery Ribeiro e grande elenco. O espetáculo ficou muito tempo em cartaz, sempre com casa lotada. E a artista foi o ponto central do show.
Em 1983, Suzana, de repente, afastou-se do vídeo. Mas não foi por falta de interesse das emissoras. É que ela passou um ano no exterior, fazendo especiais para a TV venezuelana, atuando em teatro no Peru, trabalhando em novelas no México e nos EUA e realizando inúmeros shows na televisão do Caribe. E sua presença no exterior foi tão importante, que hoje Suzana Vieira pode ser considerada, sem nenhum exagero, a artista brasileira de televisão mais conhecida internacionalmente.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, TV, do Correio Popular, em 19 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: