Monday, August 08, 2011







Por dentro da TV


O sucesso de Arutin em "Champagne"

Existem excelentes atores de televisão que passam anos fazendo ótimos trabalhos, têm o reconhecimento da crítica e dos colegas, mas não conseguem uma identificação com o público. Geralmente isso ocorre porque não têm a sorte de conseguir um papel que os destaque. De repente, vivendo um personagem até inexpressivo, mas que cai no gosto do telespectador, conseguem ser notados e todos acabam por reconhecer seu talento.

Este foi o caso de Luís Carlos Arutin, o ator que vive atualmente a figura de Camilo, na novela "Champagne", de Cassiano Gabus Mendes. Embora apresente todas as características do estereótipo do "bom mineiro", até na sua maneira mansa e suave de falar, ele na verdade é paulista, e bem paulista, natural da cidade de Barretos. Há muitos anos, atua no teatro e na televisão, já ganhou vários prêmios de melhor ator, mas não havia ainda conquistado o público. De repente, surge o papel de Camilo, uma figura paternal pela qual o povão se encantou e, com ele, o aguardado sucesso.

Muitos já perguntaram se esse é o primeiro trabalho em televisão de Luís Carlos Arutin, esquecidos de suas performances em "Vitória Bonelli", de Geraldo Vietri, "A Deusa Vencida", de Ivani Ribeiro e "Os Imigrantes", as duas últimas da Rede Bandeirantes. Acontece que o ator ficou nove anos afastado da vida artística. E televisão, queiram ou não, é momento. O veículo justifica bem o velho dito popular que diz "longe dos olhos, longe do coração". Os que se valem desse meio de comunicação correm dois riscos opostos. Se aparecem demasiadamente, findam por desgastar a imagem. Se somem de vez, acabam esquecidos. Então conclui-se pelo óbvio: o ideal é o meio termo.

Por essa razão, temos a plena certeza de que Luís Carlos Arutin dará, doravante, continuidade à sua brilhante carreira, principalmente agora que conta com o justo reconhecimento popular.

Nutricionistas em destaque

O programa "Mercado de Trabalho" de amanhã, às 22 horas, na Rádio e Televisão Cultura, vai focalizar a profissão de nutricionista. Como todos os profissionais de nível universitário, a função está tendo um grande problema: o reconhecimento da atividade, que está restrito, atualmente, a órgãos públicos de assistência social. Poucas empresas contratam nutricionistas para cuidar da alimentação de seus funcionários. Com isso, o mercado de trabalho, para esses profissionais, fica restritíssimo.

Na oportunidade, a coordenadora do programa, Marisa Leite de Barros, vai trazer para o debate da questão representantes de algumas entidades de classe relacionadas com essa importante atividade.

Simony de férias

Em breve a garotinha Simony, que anima as manhãs brasileiras no "Balão Mágico", da Rede Globo, vai ganhar um merecido período de férias da emissora. Para substituí-la, foram cogitados vários nomes. Mas a escolha recaiu sobre a prima da menina, a Luciana, que tem quatro anos de idade e um grande desembaraço, além de também saber cantar, embora ainda não tenha gravado.

Simony já está treinando a substituta, que está empolgadíssima em poder trabalhar ao lado do "Fofão" e do "Cascatinha". O diretor do "Balão Mágico", Edy Bewton, garante que Luciana terá todo o apoio necessário e que vai desempenhar muito bem suas funções. Boas férias, Simony.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, Tevê, do Correio Popular, em 11 de janeiro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: