Monday, August 29, 2011







Boca quente


OSMAR SANTOS

Olha aí, o “Boca Quente” de hoje vai para o Osmar Santos. O garotinho pisou no tomate, e por duas vezes, no “Guerra dos Sexos” deste Domingo. A primeira mancada ocorreu numa pergunta feita a respeito da obra do poeta pernambucano João Cabral de Mello Netto. Ao referir-se ao seu célebre poema, que inclusive foi dramatizado, com muito sucesso, pelo pessoal da Globo, Osmar chamou de “Vida e Morte da Severina”. Ocorre que Severina, na história, não é bem o nome de uma pessoa, mas um qualificativo dado para a morte, no sentido dela ser severa, dura, fazendo trocadilho com uma maneira típica do nordestino ser chamado. O título correto do poema não tem o “da” e é, apenas, “Morte e Vida Severina”. Aliás, o garotinho repetiu por várias vezes o erro, até que se tocou e acabou falando certo.
A outra mancada do Osmar, e nessa mesma pergunta, foi com respeito ao rio que corta o sertão e vem desagüar no Recife, o Capibaribe. Por duas oportunidades ele chamou essa importante via fluvial de “Capiberibe”, com “be”, ao invés de “ba”, que é a maneira correta. Aliás, era só lembrar do compositor Capiba, cujo pseudônimo foi extraído da abreviação do nome desse rio. Embora essas falhas (que certamente o telespectador nem notou) não empanassem o brilho do programa, que esteve excelente, o garotinho Osmar pisou mesmo no tomate, conforme expressão que ele mesmo costuma usar.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 28 de novembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: