Tuesday, August 16, 2011







Por dentro da TV


Uma convenção partidária em "Eu Prometo"

A partir deste mês, as emissoras de televisão aderem ao ritmo de carnaval, abrindo cada vez mais espaço para esta que é a maior festa popular do mundo. Inclusive as novelas entram nesse compasso.

Em "Eu Prometo", por exemplo, novela das 22 horas da Rede Globo, no capítulo 78 acontece a convenção do Partido Libertador Democrata, que escolhe seu candidato para a disputa por uma cadeira no Senado. Para dar aquele clima festivo que eventos dessa natureza possuem, nada melhor do que o samba. E a Globo entendeu assim. Tanto que a cena da convenção teve a presença marcante de parte da bateria da Mangueira, e foi gravada no histórico Palácio Tiradentes, palco de tantas batalhas parlamentares na época em que o Rio de Janeiro era a capital do País.

Cenas de ensaios das escolas de samba passarão a ser mais constantes em outras programações, de outros canais, além das gravadoras estarem também com intensa movimentação, para trabalhar suas marchinhas com vistas ao tríduo de Momo. Se depender do entusiasmo, podem estar certos que este carnaval será um dos maiores da história. Até porque o povo precisa de uma válvula de escape para as frustrações acumuladas durante o difícil ano que passou. E nenhuma é melhor do que o gostoso "sambão" brasileiro, uma das melhores tradições populares deste país.

Carnaval paulistano

Desmentindo afirmações feitas no passado pelos cariocas, de que São Paulo seria o "túmulo do samba", o carnaval de rua da Paulicéia, nos últimos anos, desde quando os desfiles passaram a ser realizados na Avenida Tiradentes, vem crescendo em animação, luxo e originalidade. As escolas paulistas já têm pouco a perder para as do Rio de Janeiro e, a seguir nessa evolução, em breve passarão aquelas para trás.

Prestigiando o samba de São Paulo, a Rádio e Televisão Cultura apresenta, semanalmente, a partir deste domingo, o programa "Sambão". Ele será gravado nas quadras de ensaio das grandes escolas da Paulicéia e, além de mostrar os samba-enredos, que o povo vai cantar em março, na Avenida Tiradentes, terá ainda o caráter de um grande show, com a presença de vários convidados. E também a parte jornalística, com entrevistas e histórias curiosas de e sobre os personagens que são os responsáveis pela evolução do samba paulista.

O primeiro programa dessa série vai ao ar neste domingo. Ele foi gravado no Bairro do Limão, na quadra da campeoníssima Escola de Samba Mocidade Alegre. Uma das propostas do "Sambão" é mostrar que não é apenas o carnaval carioca que tem tradição. Por isso, se propõe a narrar fatos acontecidos no passado, já que desde 1910 se tem notícias de desfiles carnavalescos pelas ruas de São Paulo, com carros alegóricos, "blocos de sujo", etc. Inclusive há muito paulistano que jura, "de pés juntos", que em outras épocas, o Rio de Janeiro importou o carnaval do nosso Estado. Será?

Jota Silvestre ao vivo

O apresentador Jota Silvestre, da Rede Bandeirantes, está de volta, ao vivo, após um merecido período de descanso. Dessa forma, já apresenta, hoje, às 21h15, o seu excelente show, com aquela bossa e capricho que lhe garantiram o título de "o melhor de 1983". Amanhã, às 21h15, também ao vivo, as atrações do "Essas Mulheres Maravilhosas", onde até o nome do programa é bastante simpático.

Ellis Regina no 13

Neste mês de janeiro, os fãs relembram a passagem do segundo ano da morte da saudosa "Pimentinha", Ellis Regina. E a Rede Bandeirantes não vai deixar o acontecimento passar sem prestar a sua homenagem a essa que foi, sem dúvida alguma, uma das maiores estrelas da nossa música popular em todos os tempos. Para lembrá-la condignamente, o canal 13 manda ao ar, neste sábado, a gravação da participação de Ellis no Festival de Montreux, às 20 horas. É um programa que você não deve perder.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, Tevê, do Correio Popular, em 10 de janeiro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: