Monday, August 15, 2011







PERFIL


TÂNIA ALVES


A atriz Tânia Alves tem se especializado, nos últimos tempos, em viver personagens típicos do Nordeste. Mas temos uma informação que, certamente, vai surpreender todo o mundo. Ela não é natural dessa região do país. Tânia é carioca autêntica, nascida no bairro de Copacabana em 1951, estando, portanto, com 33 anos de idade atualmente.
Sua carreira, com atuações no teatro, cinema, televisão e disco, começou ainda nos tempos em que estava na universidade, quando cursava a Faculdade de Letras, no Rio. Naquela oportunidade, atuou na peça “A Incelença”, de Luiz Marinho, tendo como primeiro diretor Luiz Mendonça. Depois disso representou, no palco, a peça infantil “O Rapto das Cebolinhas” e, mais, “Calabar”, “Viva o Cordão Encarnado” e “Lampião no Inferno”.
Filmes, Tânia fez seis, de grande sucesso: “Morte e Vida Severina”, “Cabaré Mineiro”, “Olho Mágico do Amor”, “O Mágico e o Delegado”, “Parayba, Mulher Macho” e “O Lampinão e a Lamparina” (este último, com os Trapalhões).
Na televisão, a atriz ainda não teve a oportunidade de estrelar nenhuma novela. Mas atuou nos seriados “Morte e Vida Severina”, “Lampião e Maria Bonita”, “Bandidos da Falange” e, no Sexta Nobre, “Órfãos da Terra”, todos na Globo.
Tânia é, também, cantora, com dois discos na praça: “Bandeira” e “Novos Sabores”. É casada (em Sexta núpcia) com Enzo Merino, integrante do conjunto musical “Raíces de América”.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, TV, do Correio Popular, em 19 de julho de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: