Monday, January 12, 2009

REFLEXÃO DO DIA


Qual será o legado que deixaremos aos que nos sobreviverem, aos jovens de amanhã, à posteridade, enfim, à humanidade? Um livro? Uma pintura? Um retrato? Ou uma saudade? Bom seria se legássemos tudo isso e muito mais. Se deixássemos nosso sorriso de simpatia e otimismo para uns; um exemplo de bondade e de solidariedade para outros; um ensinamento valioso para terceiros e vai por aí afora. Um dia deixaremos de ser personagens dessa magnífica e às vezes perigosa aventura que é a vida. Retornaremos para o seio generoso da terra e voltaremos a ser o que sempre fomos – salvo num curtíssimo período em que amamos, odiamos, gozamos, sofremos, rimos e choramos – ou seja, “pó das estrelas”. Mauro Sampaio tratou desse tema com sensibilidade e beleza, nestes versos do poema “Prólogo”: “Ficarei em meu sorriso/em outra boca que sequer saberá meu nome./Meu coração estará com outro coração.//Alguém terá os meus passos/e caminhará inexoravelmente para a mesma terra/pátria minha agora”.

No comments: