Friday, September 16, 2011







Vídeo-História


ANTÔNIO MARIA

Um motorista português, empregado na casa do doutor Adalberto, dono de uma rede de supermercados em São Paulo, era, no segundo semestre de 1968, a grande paixão dos brasileiros. Mas, por outro lado, transformava-se no pivô de uma grande polêmica com a colônia lusitana, onde o tipo era considerado por alguns como autêntico estereótipo.
Outros, entretanto, garantiam que as dificuldades do motorista português traduziam fielmente as que eram encontradas por aqueles que emigravam de Portugal para o Brasil, onde, mesmo que tivessem nível universitário de instrução, os imigrantes só conseguiam ocupações em funções humildes, de baixa remuneração.
Esse homem controvertido, que causava tantas discussões, era Antônio Maria, personagem vivido na TV Tupi por Sérgio Cardoso, na novela do mesmo nome escrita e dirigida por Geraldo Vietri. A novela, líder absoluta de audiência no horário das 20 horas, era exibida em quatro Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Sua penetração junto ao público era tamanha, que todas as emissoras (à exceção da Tupi do Rio, com o seu “Repórter Esso”), mudaram os horários dos seus programas noticiosos, com o objetivo de fugir da concorrência de “Antônio Maria”.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 28 de agosto de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: