Tuesday, September 20, 2011







Boca quente


PORTUNHOL DO GUGU

Geralmente os apresentadores brasileiros, quando tentam esnobar e falar alguma língua estrangeira em seus programas, acabam se machucando. Foi o que aconteceu há alguns dias com o Gugu Liberato, no "Show da Noite", da TVS. Num esforço para agradar ao público, o que achamos muito meritório, ele resolveu entrevistar, ao vivo, pelo telefone internacional, Robin, o líder do Grupo Menudo. Ligou para Porto Rico e conseguiu, até mesmo, um "furo" de reportagem. Até aí, tudo bem.

Mas o que não deixou de ser notado foi o espanhol falado pelo Gugu. Foi qualquer coisa pior que um português mal falado. Não chegou a ser, nem mesmo, o típico "portunhol", característico do Sul do País. Não seria muito mais sensato se ele se limitasse a fazer a entrevista em nossa língua, que aliás, ele domina tão bem?

O telespectador, diante de seu linguajar, ficou sem saber se a coisa era realmente séria, ou se se tratava de um quadro humorístico que estava sendo levado ao ar, tão gozada era a sua pronúncia. Era impossível qualquer um deixar de notar que, de espanhol, o Gugu não conhece nadinha, nadinha...

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 3 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: