Tuesday, March 15, 2011




Vídeo-História


REDE GLOBO

Em maio de 1965 a televisão brasileira começava a se profissionalizar de fato, com a entrada no ar de uma rede fadada a, em menos de vinte anos, tornar-se a quarta maior e melhor do mundo, perdendo apenas para as três gigantes norte-americanas: CBS, ABC e NBC. A Rede Globo começava, nessa época, as suas atividades, instalada num prédio de 8.200 metros quadrados, projetado pelo arquiteto Henrique Mindlin e construído no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Dirigida então por Rubens Amaral, tinha cinco departamentos: Administração, Técnico, Comercial, de Programação e de Jornalismo. Este último tinha em seu comando o publicitário Mauro Salles. A empresa, como se nota, iniciava a sua vida dando um enfoque até então inusitado para a área jornalística. Nenhum outro canal tinha todo um departamento voltado para esse setor.

O jornalismo da Globo, também, inovava quanto ao espaço dedicado à notícia, apresentando três jornais diários (as demais emissoras mandavam ao ar apenas boletins de um minuto e meio e um só jornal). Eram o "Teleglobo", em duas edições e "Se a Cidade Contasse...", uma espécie de "Jornal Regional" da época, que constava de comentários e entrevistas locais. A Rede Globo, portanto, já foi criada para ser vencedora na competição pela audiência. e realmente venceu.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 20, de TV, do Correio Popular, em 18 de dezembro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: