Thursday, March 24, 2011




Vídeo história

FESTIVAIS NA TV

Outubro de 1968 foi um mês movimentado para a música popular brasileira. É que nele ocorreram dois festivais, um no Rio e outro em São Paulo, reunindo além dos maiores nomes da época, alguns que estavam então despontando para o sucesso, como os baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Na capital paulista, no dia 28 de outubro, era realizada, no antigo Teatro Record, a quarta edição do Festival de Música Popular Brasileira. Entre as grandes "vedetes" estavam "Os Mutantes", grupo que tinha entre seus membros uma então jovem e promissora integrante, chamada Rita Lee Gomes (atualmente de Carvalho). O favoritismo era, porém, dos nomes já consagrados, como Edu Lobo, Chico Buarque de Holanda e Geraldo Vandré.

No Rio, ocorria, no Maracanãzinho, o "Terceiro FIC", organizado por Augusto Marzagão, e com cobertura da Globo. Era um festival de nível internacional e a música vencedora foi uma inexpressiva cançãozinha canadense, tendo ficado o segundo lugar para "Sabiá", de Edu Lobo, defendida por Elis Regina.

Mas a agitação mesmo ficava era com os paulistas. Entre as curiosidades desse festival da Record, destacamos uma música de Tomzé que foi batizada três vezes. O primeiro título que ela teve foi "São São Paulo", que não se sabe bem a razão, acabou tendo problemas com a Censura. O autor então alterou-o para "São Paulo Mon Amour", numa imitação do "Hiroshima Mon Amour". Mas esse novo nome também não agradou Tomzé, que no último instante resolveu trocá-lo para "São Paulo, Meu Amor". O festival da Record, que tanta influência teve para o nascimento do movimento tropicalista, contava com organização e coordenação de Solano Ribeiro.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, de TV, do Correio Popular, em 12 de dezembro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: