Monday, March 28, 2011




O acúmulo de conhecimentos e informações, ou seja, o mero saber, não implica, necessariamente, em sabedoria. Esta caracteriza-se, entre outras coisas, pelo uso que fazemos desse acervo de dados, acumulado desde os primórdios da civilização, e que é o patrimônio comum de toda a humanidade. O sábio é o que multiplica esse conhecimento e o utiliza de forma a enriquecer a espécie. Conheço pessoas que sequer sabem ler, mas que são fontes inesgotáveis de bom-senso e de sabedoria. Em contrapartida, sei de inúmeros doutores, com uma infinidade de diplomas, que são arrogantes e obtusos e não enxergam um palmo à frente do nariz no que diz respeito à ciência do bem-viver. A poetisa Cora Coralina, consciente e, sobretudo, sábia, faz, com grande argúcia, essa distinção, ao afirmar: “Saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”. Simples assim!


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


O que comprar:


Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.


Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.


Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: