Monday, March 14, 2011




Por dentro da TV


TRINTA ANOS DE ROCK NA MANCHETE


A Rede Manchete lança, na próxima semana, sua programação de verão e começa logo de cara agitando a turminha jovem, com a apresentação de uma autêntica retrospectiva de rock. Trata-se de um especial, que irá ao ar dia 4 de janeiro, às 21h15, apresentado por Leila Richers. O programa, que vai ter textos de Luiz Petry e cujo nome é "Rock 30 anos", traça uma história desse trepidante ritmo, que veio para ficar, documentando desde Elvis Presley, Bill Halley (o verdadeiro "pai do rock'n roll" e Little Richards, até o maior astro do momento no gênero, Prince. A coluna voltará a abordar o assunto.

A DINÂMICA BRIEBA

Henriqueta Brieba, do alto dos seus 85 anos de idade, tem uma disposição que muito garotão que perambula por aí não possui. Atualmente integra o elenco da peça "Fé na Crise e Pau na Gente", em cartaz no Teatro Cawell, onde é das mais assíduas, inclusive aos ensaios. Pois agora, a partir de 4 de fevereiro, Henriqueta vai acumular esse trabalho com o de televisão, já que está escalada para a novela que vai substituir "Vereda Tropical", cujo título provisório é "Um Sonho a Mais" (ou "Esconde, Esconde", como querem alguns). Meio na base da gozação (só pode ser) ela garante aos amigos que está procurando um "biquinho" a mais para preencher o já escasso tempo que lhe resta durante o dia. Henriqueta é fogo! É um autêntico dínamo!

SAMBA PARA MARROQUINO

Os moradores de Casablanca, no Marrocos, terão um "Réveillon" tipicamente brasileiro este ano. É que esta festa, organizada anualmente pelo rei daquele país, Hassan II (e a mais cobiçada do "jet set" internacional) terá como grandes atrações, vejam só, Joãosinho Trinta; os passistas e ritmistas da Escola de Samba Beija-Flor, de Nilópolis; o "Balé do Terceiro Mundo", de Ciro Barcelos; a atriz e cantora Lucinha Lins acompanhada do marido e coreógrafo Cláudio Tovar; as bandas de percussão e sopro de Chico Batera e Bebeto e de mais 12 modelos cariocas. Essa turma toda sabe onde está a grana! Afinal, o Marrocos é o maior produtor de fosfato do mundo. Dizem que até o rei pretende cair no samba.

CAYMMI ENGRAVATADO

Para ser homenageado com a maior honraria de Salvador, o compositor Dorival Caymmi precisou submeter-se (e submeter seus melhores amigos) a um grande sacrifício: o uso de paletó e gravata. O grande compositor, que neste ano completou 70 anos, recebeu da Câmara Municipal da capital baiana a Medalha Tomé de Souza. Acontece que o cerimonial de entrega exigia como traje o paletó e a gravata, indumentárias que Caymmi simplesmente abomina. E a regra valia também para os convidados. Dessa forma, todos os que foram à festa puderam ver, além da emoção do compositor pela homenagem, a sua agonia, e a de seus amigos mais íntimos, o escritor Jorge Amado e o artista plástico Caribé, pelo fim dos discursos, para que pudessem se livrar do incômodo traje. A fama tem dessas coisas...

(Coluna que escrevi, sem assinar, publicada na página 22, de TV, do Correio Popular em 28 de dezembro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: