Tuesday, March 08, 2011




Anote e Confira


30 ANOS DE ROCK

Há pouco mais de trinta anos, o mundo era abalado por um ritmo novo, alucinante e nervoso, como a própria juventude de então, recém saída dos horrores da Segunda Guerra Mundial e da explosão atômica em Hiroshima e Nagasaki. Primeiro Bill Halley e seus Cometas causavam um impacto, poucas vezes visto, com "Rock Around the Clock". Posteriormente viria Elvis Presley, com seus requebrados e sua vibração. Estava nascendo o "rock 'n roll".

Inicialmente considerado "indecente" pelos mais velhos, o novo ritmo seria, até, proibido em alguns países. Hoje, várias gerações que cresceram sob o seu embalo, são fiéis seguidoras desse movimento. Principalmente, após a loucura dos anos 60s, com os Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan, o período do "sonho", que viria a acabar e ceder espaço para o "pop", o "punk", a "new wave" e outros mais.

Esta história de rebeldia, de busca de liberdade, será narrada hoje, com depoimentos, músicas, entrevistas e documentários, no excelente especial da Manchete, "Rock 30 anos". É um programa que, por refletir uma época de mudança de costumes e de introdução de um novo estilo de vida, merece, inclusive, ser gravado em vídeocassete. Não perca! Rede Manchete, canal 15 em UHF, às 21h15.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 4 de janeiro de 1985).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: