Saturday, September 04, 2010







O Brasil vem sendo analisado pelos intelectuais através de estereótipos. Estudos sem fim tentam compreender e explicar a personalidade do brasileiro, como se houvesse uma homogeneidade, um elo comum, um comportamento básico que igualasse todas as pessoas. Não há. O antropólogo Roberto da Matta, em artigo que publicou no Jornal do Brasil em 24 de julho de 1993, analisou essas tentativas de definir o nosso jeito de ser. Constatou, em determinado trecho: "Em torno de 1900, o Brasil foi lido como um país a ser arianizado; em 1960, foi a nação dos espoliados prestes a realizar sua grande revolução socialista; em 1970, foi a terra do milagre econômico do Delfim e do Médici, hoje, ele é visto como país da violência, da falência moral, do separatismo e da ausência de valores éticos". Estereótipos. Meros estereótipos.



@@@@@@@@@@@@@@@@@@



O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte), uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.

Como comprar:

Pela internet
WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

No comments: