Thursday, August 24, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos de Christiano Mazzola para o site www.pontepretaesportes.com.br)

DEFESA, SEMPRE A DEFESA

Vários fatores contribuíram para a nova derrota da Ponte Preta, ontem, na Kyocera Arena de Curitiba, para o Atlético Paranaense, por 3 a 0. O principal motivo, porém, foram as falhas (de novo) da defesa, que levou três gols bestas, frutos de pura falta de atenção. E não foi somente a zaga que falhou. O goleiro Aranha também deu a sua contribuição negativa, engolindo um gordo e glorioso peru, com pena e tudo. É verdade que o time foi prejudicado pela arbitragem, que anulou um gol legítimo do zagueiro Régis, assinalando um impedimento inexistente. Esse erro, tenham certeza, mudou por completo o panorama da partida. A Ponte jogou bem, embora seus avantes tenham pecado em demasia nos arremates. A sorte também não ajudou, principalmente na bola na trave chutada por Welber, em cobrança de falta. E o goleiro do time paranaense, Kleber, fez defesas importantes no jogo, o que atesta que a Macaca criou oportunidades, todas, infelizmente, desperdiçadas. A maior delas esteve nos pés do lateral Iran que, com o gol aberto, chutou com displiscência (o que é inconcebível) e perdeu a maior chance do jogo. Se quando a Ponte joga bem, perde de 3 a 0, fico imaginando o que pode acontecer quando jogar mal.

DESPEDIDA COM DIGNIDADE

O Guarani encerra sua participação no Primeiro Turno do Campeonato Brasileiro da Série B, amanhã, no Brinco de Ouro, contra o limitado Vila Nova de Goiânia. Estou curioso sobre como o time vai se comportar depois da vexatória goleada que sofreu, sábado passado, quando foi humilhado pelo Sport Recife e voltou para Campinas com um contundente placar de 8 a 1. A partida marca a estréia de Luís Carlos Barbieri no comando técnico do Bugre, o que sempre é motivação a mais, pois os jogadores vão querer mostrar ao novo treinador que têm condições de vestir a camisa titular alviverde (pelo menos é o que se presume). Outra curiosidade minha é quanto à reação da torcida, indignada com o vexame ocorrido em Pernambuco. Várias pichações de protesto foram feitas no Brinco de Ouro, o que mostra que o torcedor não vai perdoar tão cedo essa mancada da equipe. Mas Barbieri merece um voto de confiança. E o Bugre tem obrigação de vencer esse jogo.

CADÊ O CENTROAVANTE?

A Ponte Preta continua à procura de um centroavante, que o técnico Marco Aurélio Moreira tanto necessita para encarar o Segundo Turno deste Brasileirão. Todavia, trata-se de peça rara no mercado e todos os clubes, sem exceção, estão com dificuldades para encontrar essa “avis rara”, da qual o futebol brasileiro, em plano doméstico, tanto carece. Isso ocorre com o Corinthians, o Palmeiras, o Santos, o Botafogo, o Cruzeiro e vai por aí afora. Quem tem, pode não ter por muito tempo, face às investidas dos clubes do Exterior. Quem não tem, improvisa, o que nem sempre (ou quase nunca) dá certo. Na segunda-feira, chegou do exterior o centroavante Jurandir, para um período de testes no Majestoso. Qual não foi minha surpresa, porém, quando Sebastião Lapola anunciou, ontem, a dispensa do atleta, por ter sido reprovado pela comissão técnica. E a busca continua, sem muita esperança de sucesso. Por que, então, não investir em Wanderley, prata da casa, que pintou tão bem no início do ano? Essa é uma pergunta que até aqui ninguém na Ponte Preta ainda respondeu.

DINHEIRO, CADÊ DINHEIRO?

A situação do Guarani é complicada dentro e fora de campo. No início da semana, quando foi apresentado à imprensa, o novo treinador do Bugre, Luís Carlos Barbieri, anunciou que havia pedido à diretoria a contratação urgente de um zagueiro experiente e indicou o nome de Luciano, com quem já trabalhou no Criciúma. Os diretores entraram em contato com o atleta e não tardou para que descartassem sua vinda para Campinas. O empecilho foi o salário. E olhem que Luciano não pediu nenhum absurdo. Aceitou vir para o Guarani, desde que o clube pagasse o mesmo que estava ganhando em Santa Catarina, o que faz sentido. Afinal, trata-se de um profissional. Mas a diretoria bugrina descartou essa possibilidade, alegando que o salário atual do jogador está “muito acima do teto” estipulado pelo Bugre. Onde chegou o futebol de Campinas! Times muito inferiores aos nossos conseguem pagar bem mais aos seus atletas do que os dois de Campinas. Assim não há como montar equipes pelo menos competitivas. É o fim da picada!

NÍVEL TÉCNICO BAIXÍSSIMO

É baixíssimo o nível técnico do Campeonato Brasileiro da Série A deste ano (o da Série B, nem se diga!) e tende a ficar ainda pior no Segundo Turno, com a debandada para o exterior dos poucos jogadores razoáveis que ainda atuam no País. O jogo de ontem, em Caxias do Sul, entre o Juventude e o Corinthians, foi um dos piores que assisti nos últimos tempos. E o placar não poderia ser diferente do que foi: 0 a 0. Os dois times “espancaram” a bola, que deve ter saído de campo quadrada. Foi um festival de passes errados, de botinadas e de chutes equivocados para os dois gols. Com esse time, o Corinthians não vai muito longe. Não será, evidentemente, rebaixado para a Série B (duvido que os cartolas deixem), mas não deve terminar a competição muito acima da 10ª colocação, se tanto. Pelo que vi, ontem, na televisão, concluo que Leão até que fez milagre, nesta pouco mais de uma semana que está no clube.

VAI COMEÇAR O DESMONTE

Depois do afastamento de Carlito Tevez, que, provavelmente, não vestirá mais a camisa do Corinthians, outro argentino, Mascherano, estaria de saída do clube, com destino ao futebol europeu. Pelo menos é o que se propala e que a própria lógica indica. Emerson Leão não escondeu de ninguém que não gosta de trabalhar com jogadores estrangeiros. Não duvido nada que o treinador vai lançar mão da excelente categoria de base do time e se livrar o mais rápido possível dos medalhões, que só trazem complicações. Com isso, ocorreria o esperado desmonte do plantel que conquistou o título nacional do ano passado, mas que neste, está jogando pedrinha. Roger, por exemplo, contratado a peso de ouro pela MSI, há tempos que não vem jogando nada. Aliás, nenhuma das “estrelas da companhia” está tendo atuações pelo menos decentes. Gustavo Nery, por exemplo, praticamente sumiu. E, para complicar, Nilmar está no estaleiro e prestes a deixar o clube. Triste fim para um projeto mirabolante, porém irreal!

RESPINGOS...

· A dança dos técnicos continua. Ontem, José Teixeira foi demitido pelo Fluminense, após a lavada que o time tomou do Palmeiras, no Parque Antártica, por 3 a 0. A diretoria tricolor não dormiu no ponto e anunciou, ontem mesmo, a contratação de Antonio Lopes, que recentemente deixou o Goiás.
· O Flamengo foi operado sem anestesia, ontem, no ABC, pelo péssimo Wilson Souza de Mendonça. No primeiro gol do Azulão, o centroavante Gustavo ajeitou a bola com a mão, antes de mandá-la para as redes. Todo mundo viu, menos o horrível soprador de apito.
· Melou a transferência de Iranildo para o futebol árabe. Dessa forma, o baixinho retorna ao Brasiliense, onde é o bam-bam-bam e manda prender e soltar.
· O Cruzeiro, que recentemente havia negociado o ex-corintiano Gil com o exterior, agora ficou sem seu matador. Alecsandro, ex-Ponte Preta, foi vendido para o futebol europeu.
· Ronaldinho Gaúcho só faltou fazer chover na goleada do Barcelona, anteontem, sobre o Bayern de Munique, por 4 a 0. Por que esse mágico da bola não joga tudo isso na Seleção Brasileira? Mistério!.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: